O Bicho-Papão da Divisão virou um Gatinho

Através dessa nova metodologia, que criei, vamos aprender a dividir uma operação matemática de um jeito bem divertido e diferente de tudo que já se viu. Apertem os cintos!!!

Projeto Pedagógico - O Bicho-Papão da Divisão virou um Gatinho

METODOLOGIA

- Primeiro Passo: Os alunos, diante da questão de uma operação de divisão, analisam as partes do problema para armar. Ou seja, dividendo do lado esquerdo e o divisor do lado direito, como diz a regra básica da Matemática (na lousa ou no próprio caderno do aluno).

- Segundo Passo: Com a operação armada, traçamos uma reta perpendicular separando o dividendo e o divisor. O lado da esquerda (que é a parte do dividendo e que também será do resto) se transforma em pedaços de comida. Seja de carne, bolo, feijão, ou de qualquer outra coisa, que a fértil imaginação do aluno se permitir. O lado da direita (que é a parte do divisor e que também será do quociente) se transforma em prato(s). Observação: os nomes aqui sugeridos de comida e prato são justamente para ratificar a minha ideia lúdica de imaginar que estamos todos dentro de um restaurante.

- Terceiro Passo: finalizado a armação da operação e suas partes lúdicas, vamos iniciar pegando o primeiro número da esquerda pra direita do dividendo. Logicamente, o que tem o maior valor relativo, e que será a nossa base de direção para que coordenada escolher, entre duas opções que temos, e aqui explicadas: Coordenada 1 - caso o primeiro número do dividendo (da esquerda pra direita) seja igual ou maior que o número do divisor, já podemos passar para o quarto passo. Caso não, seguimos para a coordenada 2, que assim diz: sendo o primeiro número do dividendo (da esquerda pra direita) menor do que o divisor, esse número deverá se juntar ao número vizinho, obrigatoriamente, para se dá início a operação. Por exemplo: caso tenhamos 1468 dividido por 2. O primeiro número do dividendo é o 1 (da esquerda pra direita). E por ser menor do que o divisor, que é 2, o 1 se juntará com o seu número mais próximo, no caso o 4, obrigatoriamente. Assim, teremos o valor de 14, que sendo maior agora do que o divisor, já nos permite passar adiante.

- Quarto Passo: Como foi descrito acima, os números da esquerda, dividendo e resto, se transformam em comida. Então, o valor 14 vai ser decomposto em 14 pedaços de comida, que chamaremos de bolinhas. Observação: Numa outra área (do caderno ou da lousa) deixamos um espaço para colocar os pedaços de comida em sequência. Como se fosse numa reta, separados entre si por uma pequena distância, para que seja possível traçar uma circunferência entre eles posteriormente.

- Quinto Passo: Depois de transformar o número do dividendo em pedaços de comida (bolinha), chegamos com o Bolão (que é o prato). O intuito visa formar prato(s) que contemple(m) no seu interior esse(s) pedaço(s) dessa comida. Para cada prato se deve colocar, exatamente e obrigatoriamente, a mesma quantidade de pedaços de comida que corresponda ao número do divisor. Por exemplo: pegando o valor já mostrado acima, colocamos 14 pedaços de comida numa reta qualquer, deixando espações entre eles. E de 2 em 2 pedaços, traçamos uma circunferência ao redor desses pedaços (utilizamos caneta ou lápis no caderno, ou piloto na lousa para isso), como se estivéssemos colocando-os dentro de um prato mesmo. Nesse caso, teremos formados 7 pratos com 2 pedaços de comida em cada um deles, e sem sobra nenhuma (já que a divisão foi exata). Essa circunferência que traçamos de 2 em 2 pedaços de comida é justamente para fazermos menção, propositalmente, a figura geométrica de um prato.

- Sexto Passo: O número referente a quantidade de prato(s) formado(s) é levado para o quociente agora. E assim acontecerá com todos os outros números sequenciais do dividendo (colocando-os na ordem sempre, da esquerda para direita no quociente), até o seu último número, quando se encerrará a operação. Sendo que, cada número do dividendo deverá ser tratado individualmente na divisão. Salvo exceção do primeiro número, quando o seu valor for menor que o divisor, como mencionei na coordenada 2 do terceiro passo.

Muita atenção, para as notas abaixo!

- Nota 1: Depois de iniciado a operação não se pode parar até chegar o último número do dividendo.

- Nota 2: Quando sobrar pedaços de comida, depois da formação do(s) prato(s), essa quantidade de sobra retornará como numeral de igual valor, para o lado esquerdo, onde o mesmo se agrupará com o próximo número do dividendo. Por exemplo: Numa operação de divisor 2, e sendo 3 o número do dividendo, teremos apenas 01 prato com 2 pedaços de comida e a sobra de 1 pedaço (que não foi aproveitado, nessa ação, por ter o valor menor que o divisor para a formação de um outro possível prato) que retornará para o lado do dividendo em forma de número natural correspondente. Conforme segue: Se sobrou um pedaço de comida, volta o número 1, se sobrar dois pedaços de comida, retorna o número 2, e assim sucessivamente. Lembrando que, esse número retornado será agrupado ao próximo número do dividendo, caso tenha, sempre na posição de maior valor relativo. Ou seja, do lado esquerdo. Se retornou o número 1, e o próximo número do dividendo a operar seja o 3, ficará assim o agrupamento: 13 (o número retornado sempre do lado esquerdo).

- Nota 3: Quando o número do dividendo for menor do que o do divisor e esse não for o primeiro número do mesmo acontecerá a seguinte operação: Por não haver a formação de nenhum prato pelo número, em questão, ser menor do que o divisor, o número que subirá, obrigatoriamente, para o quociente deverá ser o ZERO. Por exemplo: 1234 dividido por 4. Notem que o primeiro número do dividendo é menor do que o divisor que é 4. Porém, lembramos que o primeiro número pode se juntar ao número vizinho, ficando 12, nesse caso. Já na operação do número 3 do dividendo, notamos que não poderá ser feito nenhum prato, pois o valor de pedaços exigidos pela regra é de 4, o mesmo número do divisor. Nesse caso, sobe o número ZERO para quociente, obrigatoriamente, e a quantidade de pedaços de comida “3” retorna em forma desse mesmo número para o dividendo. Depois de colocar o número zero no quociente, podemos, agora sim, juntar esse número 3 retornado para o lado esquerdo com o próximo número do dividendo que é 4, nesse caso. Ficando o valor de 34 para se decompor em 34 pedaços de comida. Seguindo os procedimentos normais já repassados.

Professor Nelson Rodrigues

Pedagogo do munícipio de Natal

Escola Maria Madalena – Conjunto Santarém.

Nelson Rodrigues de Barros
Enviado por Nelson Rodrigues de Barros em 16/09/2018
Código do texto: T6450828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.