COMO A POESIA PODE REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO
COMO A POESIA PODE REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO
Educar é relativizar o eu humano; é um processo de abertura para o outro. (Jean Jacques Rousseau) Os professores encontram sérias dificuldades na escolha sobre a melhor estratégia para inserir a poesia em suas aulas. Por que existe essa dificuldade?
A resposta é muito simples. Desde os tempos idos, a poesia e a filosofia, foram quase abolidas das salas de aulas, porque os praticantes se tornavam mais críticos em razão do aumento de conhecimento paralelo que adquiriam.
A lacuna de quase cinquenta anos, fez com que pelo menos duas gerações de educadores não tivessem acesso a essas matérias tão importantes na vida de muitos.
Os cientistas descobrem o ápice da tecnologia presente, mas somente os poetas as tornam belas e únicas em seu devido tempo.
Não é a poesia jogada ao léu que mudará a estrutura pedagógica e sim o compromisso de cada profissional com os valores que dão sustentabilidade para a formação humana. *Viver é o que desejo ensinar-lhe. Quando sair das minhas mãos, ele não será magistrado, soldado ou sacerdote, ele será antes de tudo, um homem.*. (Jean Jacques Rousseau).
A poesia é, em primeira instância, o ato de viver com alegria e solidariedade existencial.
Se a base estudantil for alimentada por meio de estímulos eficientes e interativos, teremos, com certeza no futuro, um aumento significativo de novos leitores, principalmente para aqueles que entenderam as dádivas que um livro proporciona.
Torna-se importante a adesão da família e educadores, fortalecendo sobretudo o ato do pensar com prazer e evoluir conscientemente Sugestões práticas para trabalhar com a poesia em sala:
1-Oficinas de poesias e literatura visando aguçar a criatividade e a imaginação
de novos pensadores. *Um país se constrói com homens e livros* (Monteiro Lobato)
As escolas que beberam desta idéia tiveram incríveis resultados, não somente no crescimento intelectual, como também na disciplina de várias matérias, tais como, português, literatura, história, filosofia e artes.
2-Estimular a contação de histórias, realização de recitais, encenação de peças de teatro, utilizando temas construídos pelos próprios alunos. Os professores notarão a expressiva melhoria de repertório vocabular, no diálogo e na oralidade livre e descompromissada.
3-Incentivar e promover concursos internos e externos de eventos coletivos e competições esportivas. Esse intercâmbio cultural os fará, com certeza, mais próximos e prósperos, todas as vezes que trabalharem em equipe inserindo, sobretudo a honra, a verdade, a solidariedade e o amor ao próximo.
4-Desenvolver oficinas que agreguem valores, tais como: desenhos artísticos, canto, dançam, jornais interno, oficinas manuais e jogos lúdicos. Havendo disposição para essa prática e exercício contribui-se para uma nova safra de preciosos cidadãos.
5-Motivar a participação dos pais, para que eles sintam mais interesse pela escola e pelos filhos. Se a arte for inserida desta forma, nos corações dos jovens, teremos não somente o resgate da poesia inserida como base, mas uma revolução educacional, propriamente dita...
6-Exemplo: Na escola municipal de Curitiba, Papa João XXIII, alguns professores conseguiram experimentar algumas das propostas citadas. Em razão do exercício prático e contínuo, de tais estímulos artísticos com seus educandos, conseguiram a classificação de melhor escola pública em todo estado do Paraná, e a quarta melhor do Brasil. Esta experiência validou-se, depois de cinco anos de muito interesse e dedicação de todos os envolvidos.
7-Para isso é necessário analisar todas as etapas experimentadas. Uma base de ensino bem fortalecida de valores e unidade, será a promessa de um futuro mais justo e humano.
Edifica-se, portanto, o homem, ou desmorona-se o ser.
Sem poesia, seremos viajantes desatentos, sem percebermos a beleza que nos rodeia.
Josias Moreira de Alcantara: poeta, trovador, professor, palestrante e especialista em educação!
Email. J.a.clean2014@gmail.com fone watsaap 41 – 99835-0539