EDUCAÇÃO
Nair Lúcia de Britto
Todos falam em Educação. Da necessidade de construir mais Escolas, de valorizar os professores etc e tal... Mas Educação é muito mais do que se diz nos discursos políticos e do que dizem as pessoas, em geral... A resposta sobre o conceito do que é Educação é a seguinte:
“Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. São valores de uma comunidade transmitidos de geração para geração. E vai se ampliando através das experiências vividas por cada pessoa, ao longo da sua vida.”
No sentido técnico, “Educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de que ele possa melhor se integrar na sociedade”.
Muitos são também aqueles que jogam a Educação como uma responsabilidade exclusiva dos governantes; mas, na verdade, a Educação é uma responsabilidade de todos.Primeiramente dos pais, tios, avós; depois, dos professores; dos líderes religiosos; dos meios de comunicação; dos artistas; enfim, de quem tiver a oportunidade de oferecer Educação.
O primeiro passo em favor da Educação é combater a Deseducação. Principalmente nos meios de comunicação.
Na televisão, por exemplo, existe um contraste absurdo entre os programas educativos, culturais, informativos e de entretenimento sadio; e os programas perniciosos, que destróem a Educação
A resposta do que é certo ou errado está no resultado da ação. Por exemplo, algumas novelas bem produzidas e interessantes são prejudicadas por cenas de intenso erotismo, em detrimento dos valores morais que, como manda a Educação, devem ser repassados de geração para geração. A fim de jamais macular a organização social, que uma comunidade nunca poderá abrir mão.
Qual o resultado do excesso de erotismo tão propalado pelos meios de comunicação e outras más influências? O resultado é um número maior de mães entre adolescentes do que entre as mulheres casadas. Mães que, muito jovens, queimam etapas gratificantes de vida; que prejudicam seus estudos; e que, na maioria das vezes estão despreparadas, econômica e intelectualmente, para educar uma criança.
A seu lado, rapazes imaturos para assumir uma paternidade e que abandonam os filhos que puseram no mundo, apenas por diversão.
A violência constante na televisão é uma agressão à Saúde e à Educação. Tudo se resolve com socos, ponta-pés e matanças. Não tem mais “mocinho” e “bandido” na dramaturgia. O herói é aquele que mais agride ou mais mata.
Os filmes violentos ensinam que a violência se combate com violência, quando na verdade violência se combate com Educação.
No mundo atual quem mais ensina Educação, no sentido moral e social, é a Religião, voltada para o Bem. Por isso é necessário e urgente o ensino religioso nas Escolas. Esse ensino tem que ser obrigatório, porque o aluno não tem o discernimento necessário para entender os benefícios desse aprendizado.
Que se implante, portanto, uma matéria denominada “Teologia”, para que não haja rivalidades religiosas. Que ensine tudo sobre as várias religiões e personalidades importantes do âmbito espiritual. De forma que o aluno entenda a importância do respeito ao próximo e da prática do Bem. Dando-lhe o livre arbítrio de escolher , mais tarde, ele próprio, a sua Religião.
Como bem diz uma canção sertaneja “O povo que vive sem fé é um povo abandonado.”
Nair Lúcia de Britto
Todos falam em Educação. Da necessidade de construir mais Escolas, de valorizar os professores etc e tal... Mas Educação é muito mais do que se diz nos discursos políticos e do que dizem as pessoas, em geral... A resposta sobre o conceito do que é Educação é a seguinte:
“Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. São valores de uma comunidade transmitidos de geração para geração. E vai se ampliando através das experiências vividas por cada pessoa, ao longo da sua vida.”
No sentido técnico, “Educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de que ele possa melhor se integrar na sociedade”.
Muitos são também aqueles que jogam a Educação como uma responsabilidade exclusiva dos governantes; mas, na verdade, a Educação é uma responsabilidade de todos.Primeiramente dos pais, tios, avós; depois, dos professores; dos líderes religiosos; dos meios de comunicação; dos artistas; enfim, de quem tiver a oportunidade de oferecer Educação.
O primeiro passo em favor da Educação é combater a Deseducação. Principalmente nos meios de comunicação.
Na televisão, por exemplo, existe um contraste absurdo entre os programas educativos, culturais, informativos e de entretenimento sadio; e os programas perniciosos, que destróem a Educação
A resposta do que é certo ou errado está no resultado da ação. Por exemplo, algumas novelas bem produzidas e interessantes são prejudicadas por cenas de intenso erotismo, em detrimento dos valores morais que, como manda a Educação, devem ser repassados de geração para geração. A fim de jamais macular a organização social, que uma comunidade nunca poderá abrir mão.
Qual o resultado do excesso de erotismo tão propalado pelos meios de comunicação e outras más influências? O resultado é um número maior de mães entre adolescentes do que entre as mulheres casadas. Mães que, muito jovens, queimam etapas gratificantes de vida; que prejudicam seus estudos; e que, na maioria das vezes estão despreparadas, econômica e intelectualmente, para educar uma criança.
A seu lado, rapazes imaturos para assumir uma paternidade e que abandonam os filhos que puseram no mundo, apenas por diversão.
A violência constante na televisão é uma agressão à Saúde e à Educação. Tudo se resolve com socos, ponta-pés e matanças. Não tem mais “mocinho” e “bandido” na dramaturgia. O herói é aquele que mais agride ou mais mata.
Os filmes violentos ensinam que a violência se combate com violência, quando na verdade violência se combate com Educação.
No mundo atual quem mais ensina Educação, no sentido moral e social, é a Religião, voltada para o Bem. Por isso é necessário e urgente o ensino religioso nas Escolas. Esse ensino tem que ser obrigatório, porque o aluno não tem o discernimento necessário para entender os benefícios desse aprendizado.
Que se implante, portanto, uma matéria denominada “Teologia”, para que não haja rivalidades religiosas. Que ensine tudo sobre as várias religiões e personalidades importantes do âmbito espiritual. De forma que o aluno entenda a importância do respeito ao próximo e da prática do Bem. Dando-lhe o livre arbítrio de escolher , mais tarde, ele próprio, a sua Religião.
Como bem diz uma canção sertaneja “O povo que vive sem fé é um povo abandonado.”