O PASTOREIO

Hoje, domingo, é o dia que a Igreja Católica comemora como sendo da Assunção de Nossa Senhora. Chegou à minha mente mais uma intuição de fazer mais um trabalho: diário do pastoreio. Tenho a firme convicção de fazer a vontade do Pai, assim como Ele a coloca em minha consciência, seguindo as orientações de Jesus Cristo, o filho mais evoluído do Pai, que serve como modelo para nosso comportamento. Nossa Senhora, a Sua mãe e a nossa, deve ter influenciado para que essa intuição chegasse até minha consciência, pois este é um dia dedicado a ela.

Como estou cercado de pessoas que passam por muitas dificuldades, de todos os níveis de gravidade, como tenho uma formação técnica capacitada para ajudar como profissional e como irmão, sinto que o Pai me enche de tarefas das quais não posso dizer “não”, apenas tendo o cuidado de manter as ideias em funcionamento, mesmo que seja com a ajuda de outras pessoas.

Esta intuição que veio agora foi a de organizar as ideias em outro bloco de anotações, com as atividades práticas que devo realizar em torno das diversas necessidades que forem surgindo à minha frente. Tive a visão de um pastor que tem a obrigação de cuidar de suas ovelhas, lembrando da lição que Jesus nos deixou. Sei que sou uma das ovelhas sob os cuidados do Bom Pastor, que é o Cristo. Sei que de suas ovelhas, algumas seguem suas orientações e se tornam mais aptas a cuidarem de suas irmãs. Considero-me uma dessas ovelhas mais estudiosas e que se capacitou a cuidar agora de suas irmãs, assumindo o papel de um monitor, uma característica de um pastor, seguindo os passos do Mestre. Espero que das ovelhas sob meus cuidados diretos, surjam aquelas mais capacitadas a desempenhar o mesmo papel que eu agora estou tentando desempenhar.

Lanço um olhar pelo campo onde se espalham as minhas ovelhas e distingo alguns setores em particular, onde uns podem se desdobrar dentro de outros. O setor da minha família nuclear caracterizada pelas mulheres com as quais tive relacionamentos íntimos, principalmente com aquelas que germinaram sementes; o setor da família consanguínea; o setor da família Vital; o setor da comunidade; o setor da psiquiatria; o setor da espiritualidade; o setor da mútua ajuda. É bom lembrar que essa indicação de Pastor, não quer dizer que eu esteja num patamar muito superior ao das ovelhas. Eu também sou uma ovelha e também necessitado de ajuda, de compreensão, de perdão para meus erros. Porém, como muito já me foi ofertado, e como muito eu já absorvi, então tenho que ter a responsabilidade de muito ter de colaborar, pois o que de graça se recebe do Pai, de graça devo devolver aos meus irmãos mais necessitados, não importa as motivações de natureza animal que possam existir. Os valores espirituais sempre devem ter a primazia, ser hierarquicamente superior e comandar as ações no cotidiano.

Hoje fui ao setor da Mútua Ajuda, fui ao Seminário de Alcoólicos Anônimos que comemora 43 anos de existência em nosso estado, Rio Grande do Norte. Encontrei muitos alcoólicos em recuperação, velhos conhecidos, que me cumprimentaram com grande alegria. Expliquei a alguns que estava trabalhando no grupo de alcoólicos de Ceará-Mirim, que estava na companhia de José Maria que ingressou no AA e se encontra em abstinência há 2 meses. Conversei com duas senhoras, Conceição e Socorro, que fazem parte do Al-Anon de Ceará-Mirim, funcionando na mesma sala do AA nas quintas feiras, e disse que estaria encaminhado familiares de alcoólicos.