A imitação infantil é um processo de aprendizagem, você sabia?

A imitação infantil faz parte do mundo das crianças, pois muitas vezes elas aprendem com esse método. É bastante comum, uma criança imitar o que a outra faz, não importa se está certo ou errado, mesmo porque este conceito ou percepção, ainda não fazem parte do mundo infantil.

A imitação infantil e a aprendizagem!

As crianças copiam as atitudes das outras, repetem seus atos, ou seja, há imitação de uma criança para outra. Esta constatação nos leva a entender que os pais devem ficar atentos, observar se o filho não está "aprendendo" com os coleguinhas atitudes desabonadoras. Isto porque o mundo infantil não conhece o certo ou errado, pois seu cérebro ainda não possui tal capacidade.

Por isto o aprendizado pode ser ou não saudável, o que exige maior atenção dos pais e demais educadores. É muito comum uma criança querer um brinquedo ou agir de determinada forma, somente porque o coleguinha tem ou faz.

Portanto uma criança pode também fazer uma "arte" acompanhando os passos de outra. "Se meu amiguinho fez, eu também faço" ou "Se meu coleguinha tem, eu também quero", esta é alinha de raciocínio da mente infantil.

A imitação é uma fusão entre sujeito e modelo!

A criança, dentro do seu mundo ativo, observa e imita aqueles que a atraem, isto é, que fazem parte do seu mundo. Com isso ela pode copiar atitudes dos pais e demais familiares, bem como a dos coleguinhas. Muitas vezes os pais não percebem, mas a criança dentro de seu mundo, está observando e tirando as próprias conclusões.

Independentemente se ações boas ou ruins ela irá absorvê-las e no momento que julgar adequado, usá-las, para conseguir seus intuitos.

A imitação infantil é o início do processo de pertencimento!

Ao copiar o que os demais coleguinhas fazem, a criança está na verdade, procurando ser igual, ou seja, ela já está descobrindo o processo de pertencimento, tão vivenciado na adolescência.

Ao pertencer a um determinado grupo, ela irá absorver as atitudes desse grupo e com isso selecionar aqueles integrantes que farão parte de sua adolescência. Além disso, esse mesmo grupo ao qual pertence agora na adolescência, irá definir seu caráter quando adulto.

Com isso, observa-se que a educação da criança reflete no adolescente e as atitudes desse adolescente define quem ele será na vida adulta.

A criança copia atitudes e gestos: fique atento!

Imitar, copiar e tentar fazer o que o outro colega faz é natural de toda e qualquer criança. Primeiro porque ela também quer fazer o que o amigo faz: seja para ficar igual a ele ou mesmo para mostrar que ela também é capaz.  Segundo, porque ela, dentro do seu mundo, pode perceber "vantagens" em agir igual ao outro.

Essas atitudes são naturais e inerentes às crianças, ou seja, não há premeditação por parte delas. Mesmo porque suas mentes ainda não possuem aquele "quê" de disputa acirrada, que irá viver na adolescência.

O importante é VOCÊ, mãe, pai e escola  ficarem atentos e acompanharem o que a criança faz, para poder corrigir em tempo.

Sônia Araújo - Ms. em Educação e Saúde

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 29/06/2018
Código do texto: T6377304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.