DOUTORA FILÓ – CUIDADOS PATERNOS
            Encontrei na net extratos da palestra da Dra. Filó, pediatra em Belo Horizonte, datada de 20-04-18, que é interessante para nossas reflexões.
            Rio só existe porque tem margem. A criança só será um adulto completo se tiver limites. Criança tem que ser monitorada. Mãe tem que ser chata. Filho só pode ver aquilo que é da idade dele. Filho não pode ver aquilo que é além da capacidade de compreensão deles. Tome a frente das regras da sua casa. Criança não dorme com celular no quarto. Recolha. Vigie. Criança tem que dormir com tranquilidade. Quarto não tem que ter televisão. Quarto é para dormir. Não compare a casa do outro com a sua. Na sua casa você tem que cuidar da integridade mental dos seus filhos.
            Criança não fica trancada no quarto jogando. Filho tem que socializar, tem que ver pessoas, tem que socializar. Corpo a corpo. Olho no olho.
            Criança que é rejeitada por outros tem uma tendência a buscar redes sociais. Cuidado. Isso causa uma dependência.
            Precisamos ter a coragem de olhar para a vida de nossos filhos. As coisas acontecem debaixo de nossos olhos. Criança é esperta, e temos que ser mais ainda.
            Pai e mãe têm que estar perto. Criança não tem que ter senha. Essa tal de privacidade é só quando eles saem de casa, só quando pagam as próprias contas.
            O celular do filho não pode ser igual ao do pai. Tem que ter hierarquia. Cada mãe conhece o filho que tem. Mãe, no fundo, sabe o que está acontecendo com o filho. Não ignore suas sensações como mãe. Elas são verdadeiras. Mãe não erra o diagnóstico. Confie nos seus sentimentos de mãe. A missão como pais é muito maior do que podemos imaginar. E não e uma missão fácil.
            Mais do que dar coisas, se deem para os seus filhos. Questione seus filhos. Pergunte! Investigue! Vigie!
            Existem muitos e muitos distúrbios psiquiátricos na infância. O segredo da prevenção é família e amor. Criança tem que ser amada. Filho vai tentar se impor. Mas combinados e regras devem existir. Tem que ter respeito. Tem que ter hierarquia.
            Filho tem que desejar! Tem que querer ganhar alguma coisa! Tem que esperar ansiosamente pelo presente. As coisas não são descartáveis. Coloque na vida do seu filho que somos criadores, que vamos cria-los e que temos sonhos para eles. Que a vida tem que ter sentido, além do dinheiro, do poder e de todas as possibilidades. Que a vida os desafiará, mas a vida não encerra.
            Cuidado! O que os filhos trazem para o mundo é o que plantamos neles. Estimule-os a serem verdadeiros. A verdade abre caminhos.
            Converse incansavelmente. Temos que nutrir a confiança. Pai e mãe só fazem o bem pelos filhos. Repense o seu papel de mãe. Olhe para os seus filhos e entenda o que eles precisam.
            Ótimos conselhos para os dias atuais onde as crianças parecem que assumiram o controle sobre os pais, e não querem obedecer às regras que são colocadas, quando assim acontece. Os pais perderam a autoridade vinda da hierarquia natural que todos os seres vivos devem ter. A consequência é formação de uma geração onde os valores humanos são desrespeitados e muitas vezes nem conhecidos. Isso, associado a uma política de exagero das liberdades sem o devido controle das responsabilidades, forma bandidos travestidos de cidadãos que passam a empestar todos os espaços da vida social e familiar. Os atos criminosos ficam cada vez mais frequentes e ousados, quem ainda mantém um comportamento honesto e educado dentro da sociedade se sentem acuados, imaginando e sentindo a fúria e desumanidade dessa nova geração em suas vidas. Passam a construir casas de muros altos, cercas elétricas, cães, vigias de quarteirões e a pagar altíssimos impostos para garantir a quadrilha que se reveza no poder a cada eleição usando a democracia de forma deturpada para seus torpes interesses.
            Não podemos corrigir essa situação que chegou até nós com o aumento de prisões e outras punições legais. Temos que corrigir a médio longo prazo, voltando a hierarquia paterna e os limites que devem ser apresentados a cada criança sob nossa responsabilidade de pais.