A Cibercultura Contemporânea

“A Cibercultura Contemporânea”

Leomária Mendes Sobrinho

Pensar apenas em avanço tecnológico é atualizar-se em pensamento. A prática deve ser inquestionável, já que uma pessoa sem um celular, sem a internet fica sem o tempo, sem espaço,com fronteiras, perdida, sozinha num mundo onde a tecnologia tornou-se essencial.

Atualmente fala-se em avanços tecnológicos, investimentos em novas tecnologias, eco-

nomia sustentável, energia solar, tecnologias de ponta e outras mais. porém, o homem

deve estar sempre bem informado e conectado com o mundo virtual, o que hoje é uma questão de sobrevivência. Tecnologia é a palavra da vez.

As escolas públicas estão sofrendo esta transformação de forma dramática, pois ,não há verba para tanta demanda.O que ocorre são poucos computadores e muitos alunos.Ou nenhum computador onde as tarefas são realizadas em lan house. Também há as famílias carentes que tem que se sacrificar a ter um tablet ou um computador , comprando-os parcelados a perder de vista para não ficarem para trás.Os professores tentam , ajudam , fazem campanhas entre eles mesmos e as comunidades para o acesso do futuro do nosso país que são os estudantes.As empresas que profissionalizam estudantes na área de tecnologia, como montagens e consertos de computadores, mantém projetos que viabilizam a doação desses equipamentos para entidades que não tem recursos, sendo uma ajuda muito significante para muitos que se beneficiam.Esses tipos de projetos deveriam ter mais suporte e serem mais divulgados, o que facilitaria a vida de muita gente.

A escola que lida com alunos do ensino fundamental deveria agilizar uma parceria com os pais que tivessem profissões, do qual esta pudesse ser explorada com mérito em benefício de seu próprio filho, em uma ou duas horas por semana.A exemplo de técnicos de informática que poderiam ensinar a profissão ou mesmo doar equipamentos avariados que pudessem ser manuseados pelos alunos com o objetivo deles aprenderem e os usarem depois da reforma.

A sala de aula é dos querem aprender e dos querem ensinar.Acredito que alunos de todos os níveis em uma escola, como os alunos do segundo grau também poderiam ser beneficiados com tal atitude, o que , em um ano , tanto a comunidade como a família do estudante estariam satisfeitos e mais unidos, num desenvolvimento intelectual onde todos construíram, em prol dos seus filhos e da sociedade.

A tecnologia chegaria e se estabeleceria, formando pessoas qualificadas para o emprego.A escola teria condições de dar suporte a outras escolas fora de sua comunidade, formando cidadãos mais seguros de si com dignidade, elevando o QI .

A portabilidade , as redes sociais, os cursos gratuitos , facilitados por parcerias de movimentos sociais, do estados,do município, das universidades abertas, de empresas de grande e médio porte, e até de entidades como ONGs e rotares internacionais, instruem o cidadão e a todos aqueles que querem conhecer a última era.

As ferramentas estão disponíveis para aqueles que desejam explorá-las e irem mais a frente em conhecimentos, que deixarão de serem desconhecidos e que servirão para abrir mais ainda os seus horizontes.

Hoje a cultura digital, como e-books, E-pub, facilitaram muito a vida da família e dos estudantes, assim como a dos responsáveis pala educação , onde a troca de despesas,que tanto as escolas tinham que manterem com as bibliotecas atualizadas, como os alunos em comprar livros didáticos e paradidáticos, não será mais necessário, pela diversidade de alimento cultural que existe na internet, onde a pesquisa, se já era básica, hoje é muito necessária.

Todos os horizontes são abertos para os indivíduos que conseguem acompanhar a era digital e interagem com o mundo virtual.

27/04/2017

LÉA
Enviado por LÉA em 01/06/2018
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