Sugestões de brincadeiras simples para brincar com seu filho
O ato de brincar junto com os pais, avós, tios, desenvolve a identidade, introduz a formação de valores, estimula o despertar de habilidades intelectuais e emocionais essenciais para os pequenos.
Leve em conta que não é necessário investir em jogos caros, carrinhos de controle remoto ou bonecas que falam...
Observe:
JOQUEMPÔ
Dois participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, falam “joquempô” e jogam uma das mãos para frente representando um dos três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedos indicador e médio estendidos).
Para definir o vencedor segue-se a seguinte regra: pedra ‘quebra’ a tesoura; tesoura ‘corta’ o papel e papel ‘embrulha’ a pedra.
SUCESSÃO DE GESTOS
Dois participantes, sentados no chão, um de frente para o outro O primeiro jogador faz um gesto, como bater três palmas, por exemplo.
O jogador seguinte deve repetir o gesto e acrescentar outro, como coçar a cabeça, por exemplo.
Os jogadores vão acrescentado gestos.
Quem esquece algum gesto começa do jogo começa novamente.
SEGUIR O CHEFE
Os jogadores formam uma fila atrás do chefe e todos tem que fazer tudo que o chefe fizer e mandar.
O chefe deve sair andando – puxando a fila de jogadores – fazendo as mais diferentes estripulias, por exemplo, pular em um pé só, subir em objetos, mostrar a língua, andar de joelhos, gritar. Antes de cada movimento, o chefe dá a ordem. Por Exemplo: o chefe mandou pular/ o chefe mandou dar uma cambalhota/ o chefe mandou fazer lima careta etc.
FARRA COM BEXIGA
Dois participantes ficam um de frente para o outro ou, se forem mais participantes formam uma roda.
Um jogador inicia, dando um tapa na bexiga arremessando-a para outro jogador, que dá um novo tapa, mantendo-a no ar. Não vale deixar a bexiga cair no chão!
Para incrementar o jogo, pode-se amarrar um barbante como se fosse uma rede e brincar de vôlei...
Pode-se também jogar com mais de uma bexiga para confundir os jogadores.
TRAVA-LÍNGUA
Trava-língua é um conjunto de palavras que formam uma frase difícil de falar. Por exemplo: O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
Os participantes sentam em roda. Uma pessoa ensina o trava-língua e os outros devem repeti-lo. O desafio consiste em observar quem fala mais rápido, até “travar a língua”!
Outros trava-línguas:
O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui.
Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.
ELEFANTE COLORIDO
Dois ou mais participantes.
Um dos jogadores diz: “Elefante colorido”.
O (s) outro (s) respondem: “De que cor?”
O primeiro participante diz então o nome de uma cor, amarelo, por exemplo. O (s) outro (s) devem dizer algo que estão vendo que tem essa cor. Quem acerta primeiro, começa o jogo novamente.
O ato de brincar junto com os pais, avós, tios, desenvolve a identidade, introduz a formação de valores, estimula o despertar de habilidades intelectuais e emocionais essenciais para os pequenos.
Leve em conta que não é necessário investir em jogos caros, carrinhos de controle remoto ou bonecas que falam...
Observe:
JOQUEMPÔ
Dois participantes ficam um de frente para o outro e, ao mesmo tempo, falam “joquempô” e jogam uma das mãos para frente representando um dos três símbolos: pedra (mão fechada), papel (mão aberta) ou tesoura (dedos indicador e médio estendidos).
Para definir o vencedor segue-se a seguinte regra: pedra ‘quebra’ a tesoura; tesoura ‘corta’ o papel e papel ‘embrulha’ a pedra.
SUCESSÃO DE GESTOS
Dois participantes, sentados no chão, um de frente para o outro O primeiro jogador faz um gesto, como bater três palmas, por exemplo.
O jogador seguinte deve repetir o gesto e acrescentar outro, como coçar a cabeça, por exemplo.
Os jogadores vão acrescentado gestos.
Quem esquece algum gesto começa do jogo começa novamente.
SEGUIR O CHEFE
Os jogadores formam uma fila atrás do chefe e todos tem que fazer tudo que o chefe fizer e mandar.
O chefe deve sair andando – puxando a fila de jogadores – fazendo as mais diferentes estripulias, por exemplo, pular em um pé só, subir em objetos, mostrar a língua, andar de joelhos, gritar. Antes de cada movimento, o chefe dá a ordem. Por Exemplo: o chefe mandou pular/ o chefe mandou dar uma cambalhota/ o chefe mandou fazer lima careta etc.
FARRA COM BEXIGA
Dois participantes ficam um de frente para o outro ou, se forem mais participantes formam uma roda.
Um jogador inicia, dando um tapa na bexiga arremessando-a para outro jogador, que dá um novo tapa, mantendo-a no ar. Não vale deixar a bexiga cair no chão!
Para incrementar o jogo, pode-se amarrar um barbante como se fosse uma rede e brincar de vôlei...
Pode-se também jogar com mais de uma bexiga para confundir os jogadores.
TRAVA-LÍNGUA
Trava-língua é um conjunto de palavras que formam uma frase difícil de falar. Por exemplo: O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar.
Os participantes sentam em roda. Uma pessoa ensina o trava-língua e os outros devem repeti-lo. O desafio consiste em observar quem fala mais rápido, até “travar a língua”!
Outros trava-línguas:
O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui.
Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.
ELEFANTE COLORIDO
Dois ou mais participantes.
Um dos jogadores diz: “Elefante colorido”.
O (s) outro (s) respondem: “De que cor?”
O primeiro participante diz então o nome de uma cor, amarelo, por exemplo. O (s) outro (s) devem dizer algo que estão vendo que tem essa cor. Quem acerta primeiro, começa o jogo novamente.