O ESCUTISMO: COMO MEIO DE FORMAÇÃO E ETICA DE JOVENS ANGOLANOSE BRASILEIROS

O escutismo é um movimento que visa desenvolver habilidades, valores morais e cívicos de jovens, ajuda na educação dos mesmos de uma forma física, moral e espiritual, tornando-os fortes em todos os aspetos, de um modo peculiar, fortes nas suas decisões como homens. Trata-se de uma obra de carácter Nacional, porque visa por meio de organismos nacionais, a dotar cada nação de cidadãos úteis e válidos.

Tem como proposta o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e Lei Escutista e, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma o seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, altruísmo, responsabilidade, lealdade, respeito e disciplina.

O objetivo geral da pesquisa é compreender sobre as diferenças entre o escutismo brasileiro e angolano na formação dos jovens africanos e brasileiros.Este trabalho partirá de uma pesquisa bibliográfica acerca do Escutismo em Angola e no Brasil. Em seguida, será realizada uma pesquisa qualitativa com o uso entrevista aplicada com escuteiros brasileiros e africanos.As perguntas pautarão sobreas experiências com o escutismo e as tradições escuteiras nos diferentes países.

Neste artigo serão apresentados os seguintes tópicos : O aspecto teórico deste projeto está dividido em dois tópicos. O primeiro trata do Escutismo em Angola; e o segundo trata-se do escotismo brasileiro, em seguida, será apresentada a metodologia e depois os resultados da investigação de campo.