O XADREZ PARA LÍDERES

O jogo de Xadrez usado para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.

Resumo

Pode se dizer que algo semelhante ao xadrez foi inventado na Índia, onde foi espalhado pelos Árabes para a Europa e dai em diante ganhou uma nova versão, onde as peças representam a estrutura da sociedade da região que é praticada, porém a que foi maior aceita e disseminada pelo mundo foi o modelo Europeu. Devido o uso de estratégias e uma Hierarquização Social , é possível utilizá-lo pedagogicamente tanto nas matérias de exatas como nas Humanas de forma interdiciplinar.

Essa riqueza de contribuições que o jogo disponibiliza, o torna de grande utilidade ao ser usado nas escolas, para busca da melhor relação afetiva e a interdisciplinar. Logo possibilita o maior desenvolvimento do aluno, nas disciplinas e também encaminha a escola para cumprir seu papel de forma decisiva na vida do aluno por meio da educação.

Palavras-chave: Agressividade. Sociabilização. Aprendizagem. Interdisciplinaridade.

Abstract

Can be said that something similar to chess was invented in India, where it was spread by the Arabs to Europe and thereafter gained a new version, where the pieces represent the structure of the society of the region that is practiced, but the one that was accepted and disseminated throughout the world was the European model. Due to the use of strategies and a Social Hierarchy, it is possible to use it pedagogically in both the exact subjects and in the consolidation of the importance of each one to possess a specialty, that can contribute decisively in the starting even when its status is inferior in the hierarchy. This wealth of contributions made available by the game makes it very useful for use in schools, for better affective and interdisciplinary relationships. The greater development of the student in the disciplines and also be achieved the main role of the school.

Keywords: Aggressiveness. Sociabilização. Learning. Interdisciplinarity

Introdução

Nas escolas em geral é observado um aumento da agressividade e falta de afetividade entre todos os seus frequentadores. Por isso esse projeto tem a idéia de usar o xadrez como matéria interdisciplinar, pois ele tem o papel de canalizar sentimentos ruins, construir de forma ecumênica o afeto entre todos os amigos e professores que participam do projeto. Despertar assim o interesse pelas matérias de exatas, que exigem uma maior disciplina e dedicação. Para assim ter o aumento do seu interesse nos estudos que proporciona uma melhora no ensino.

Ao pensar nesta problemática, surgiu a ideia de incentivar a prática do jogo de xadrez na escola, nas aulas vagas, e nas oficinas aos fins de semana.

Para tanto, poderão ser produzidas atividades em várias áreas do conhecimento inseridas na grade curricular como Matemática, História, Geografia, Artes e Educação Física. De forma interdisciplinar, o professor de Educação Física utilizará suas aulas para realizar as atividades práticas diretamente ligadas ao ensinamento das regras e técnicas do jogo de xadrez, enquanto os professores voluntários aproveitaram abordagens e adequaram seus conteúdos específicos através de uma abordagem interdisciplinar. Estas atividades deveram ter um planejamento inicial para ser produzido e utilizado como material didático específico do projeto interdisciplinar.

Estado da Arte

Diversos trabalhos utilizam o Xadrez como trabalho interdisciplinar, e uma coleta desses resultados podem ser vistos no artigo do Manuel Neto (O jogo de Xadrez numa abordagem interdisciplinar), onde foram obtidos resultados satisfatórios com um maior contato afetivo entre alunos e professores. Também se observou um aumento significativo na nota dos alunos que participavam do Projeto. Para se obter esses resultados, foram produzidas atividades nas diversas áreas do conhecimento inseridas na grade curricular, como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Artes e Educação Física.

Objetivo

Por meio dessa oficina procura-se aumentar o desenvolvimento psicológico do aluno e iniciá-lo em atitudes cidadãs e ecumênicas que visem a melhor educação.

Metodologia

Procurei frequentar escolas Públicas e Associações para saber sobre a possibilidade de lecionar xadrez para crianças. Dessa forma encontrei a oportunidade de dar uma oficina em diversas regiões por onde passei para aprimorar meus conhecimentos como Professor de Matemática. Por isso tive a oportunidade de fazer a oficina de xadrez em duas escolas públicas de São Paulo, duas escolas Públicas em Campo Belo, Minas Gerais e duas associações em Itacoatiara, Amazonas. Logo apliquei os conhecimentos de forma interdisciplinar, com um livro, Xadrez para todos e três tabuleiros. Com isso além de desenvolver diariamente novas estratégias de jogo, também abordei a interdisciplinaridade com as matérias de História, Matemática, Inglês, Sociologia e Artes.

Desenvolvimento

A escola recentemente é freqüentada por alunos com uma variação étnica, de classe e níveis psíquicos amplos, por isso possui muitos casos de violência e falta de afetividade. O que faz surgir a necessidade de ações sociais e atividades interdisciplinares constantemente. Devido também ao mal desempenho dos alunos por problemas familiares e econômicos do bairro, surge a necessidade de trabalhos interdisciplinares para a interação dos alunos com a sociedade e por ser uma atividade que desperta as potencialidade do aluno, que na adolescência possue uma atividade intelectual e física intensa.

Vigotsky (2003, p.125), afirmou que “embora no jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações da vida real, ele é sem dúvida, um tipo de situação imaginária”, através da aprendizagem do xadrez, a criança estaria elaborando habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis, podendo contribuir com a autoestima.

Noções Preliminares

O Jogo possui 32 peças e 64 casas. Quando se inicia o jogo a última casa do lado direito terá que ser branca.

O movimento das peças

REI – Em todas as direções (vertical, horizontal, diagonal), porém apenas uma casa.

Dama – Também pode mover-se em qualquer sentido, mas sem limitação de nenhuma espécie. (A não ser por uma obstrução adversária ou da mesma cor).

TÔRRE – Somente nas colunas e nas filas, isto é, verticalmente e horizontalmente.

Bispo – Somente nas diagonais, o que significa ter a sua ação limitada ás casas da mesma cor. Assim, para as brancas o BR somente poderá atuar nas casas brancas, enquanto o BD não poderá sair das casas pretas. Para as pretas será ao contrário; o BR comandará as diagonais pretas e o BD as brandas.

CAVALO – Esta tem movimento inteiramente diverso de qualquer das outras. Pois movimenta em L e salta sobre as outras.

PEÃO – Move-se para a frente, uma casa de cada vez. No primeiro lance, porém pode avançar duas casas. Eles caminham para frente e come na diagonal.

Os métodos de descrever a posição das peças são:

Algébrico – Colunas recebem o nome de letras de “a” até “h” e as fileiras de 1 a 8. Para explicar o movimento das peças, primeiro coloca-se o nome de onde ela está e depois a posição que irá ocupar, exemplo: Cg1 – F3, o cavalo da coluna g, fileira 1, irá ocupar a casa F3.

Descritivo – Nesse sistema as colunas tomam nome de peças, ou seja, na ala do rei elas são: BR, CR e TR (Bispo do Rei, Cavalo do Rei e Torre do Rei), já da ala das Damas são: BD, CD e TD.

A contagem das fileiras possuem a numeração a partir das casas de quem começa a jogar, ou seja de 1 a 8.

Exemplo de um movimento:

CR3BR b(Cavalo rei foi jogado na terceira casa do Bispo do Rei)

Partidas Rápidas

Mate em dois lances

Jogar Branca Preta

1 P4CR P4R

2 P3BR ? D5TR, mate

O Famoso” Mate do Pastor”

Jogar Branca Preta

1 P4R P4R

2 B4B B4B

3 D5TR C3BR, atacando a dama

4 DXPBR mate

Mate de Legal

Jogar Branca Preta

1 P4R P4R

2 B4B P3D

3 C3BR P3CR

4 C3BD B5CR, prendendo o cavalo

5 CXPR Entregando a Dama BXD

6 BXD, xeque R2R

7 C5D, mate

Discussões

Com o acompanhamento de perto dos alunos que geralmente frequentam a escolinha anoite, horário escolhido talvez por causa da chegada dos seus pais do trabalho que não visitavam a escola. Por isso esses alunos parecem ir para a oficina de xadrez porque seu pai esta exausto e não consegue dar a atenção necessária para seus filhos. Em uma cidade do interior da Amazônia onde as mães das famílias oprimidas não trabalham.

Logo pelas constantes visitas as crianças nos tratavam como o pai e mãe deles. Por isso eles acabavam por criar um vínculo e um maior respeito com os estagiários em geral. Consequentemente ao acompanhar as notas e o comportamento, foi percebido que eles tiveram uma melhora na suas notas e aquelas crianças que eram mais agitadas passaram a ser mais pacientes e atenciosas.

Conclusão

Por meio desses dispositivos oferecidos pela influência de diversas matérias num tema tão abrangente como o xadrez, que é também essencial para a melhor relação entre todos os participantes do projeto e a melhora na educação-aprendizagem. Percebe-se que esse jogo por trabalhar o raciocínio lógico e estratégico, traz uma compreensão do aluno em relação as questões sociais quando este tenta ver-se personificado nos personagens do tabuleiro, o que causa uma diminuição da agressividade das pessoas, como também incentiva a todos os participantes numa formação completa de cidadania, afetividade e ecumênica.

Bibliografia

Neto, Manoel . Artigo “O JOGO DE XADREZ NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR”, Disponível no site http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/artigo_manoel_batista_paula_neto.pdf

Penteado, Eurico. Xadrez

Netto, Paiva. É urgente reeducar

Bruno Rosas
Enviado por Bruno Rosas em 30/04/2018
Reeditado em 24/04/2019
Código do texto: T6323012
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