Família e escola: uma parceria fundamental
Em tempos em que tudo no mundo acontece muito rapidamente e o acesso ao conhecimento está socializado através dos mais variados meios de comunicação, a convivência e aproximação entre a família e a escola é fundamental.
As crianças são filhos, sobrinhos, netos e estudantes ao mesmo tempo e unem estas duas importantes instituições da sociedade, a família e a escola, em busca de objetivos comuns. Tanto famílias como escola têm como meta principal preparar a criança para o exercício da cidadania.
A construção do conhecimento do ser humano é uma tarefa longa que se inicia quando nascemos num processo contínuo e permanente. Se a família é o primeiro universo que a criança tem contato seguido quase que imediatamente pela escola, ambas as instituições devem ter uma relação de parceria e confiança, pois essa é a condição necessária para que a criança aprimore seu processo de aprendizagem.
Embora muitas vezes a instituição escolar pretenda cuidar mais diretamente da aprendizagem de conteúdos específicos de áreas do saber, ela está presente de uma maneira ou de outra na vida cotidiana da família e é em conjunto com a família que essa instituição consegue participar da construção dos ensinamentos sobre como agir e conviver em sociedade.
No diálogo entre a escola e a família formam-se novas gerações
Na vida em família e seu contexto a criança constrói sua identidade, inicia sua vivência de padrões de comportamento e valores humanos. Alicerça sua maneira de ser, sua futura personalidade, descobre e experimenta conhecimentos espontâneos que o mundo ao seu redor oferece.
Na escola e seu contexto, a criança interage com o conhecimento científico, integra seus saberes com os saberes da humanidade e continua seu percurso em direção ao desenvolvimento pleno de autonomia e cidadania.
Nenhuma escola é uma ilha, nenhuma família é uma ilha. As duas instituições devem estar prontas para receber uma à outra. Na parceria e no respeito às diferentes atribuições de cada uma, pais e professores devem elencar qualidades e capacidades das crianças para que o processo educativo, dentro e fora da sala de aula, seja significativo e propicie e a formação de cidadãos livres, responsáveis, autônomos e solidários.
Em tempos em que tudo no mundo acontece muito rapidamente e o acesso ao conhecimento está socializado através dos mais variados meios de comunicação, a convivência e aproximação entre a família e a escola é fundamental.
As crianças são filhos, sobrinhos, netos e estudantes ao mesmo tempo e unem estas duas importantes instituições da sociedade, a família e a escola, em busca de objetivos comuns. Tanto famílias como escola têm como meta principal preparar a criança para o exercício da cidadania.
A família é a primeira educadora da criança
A construção do conhecimento do ser humano é uma tarefa longa que se inicia quando nascemos num processo contínuo e permanente. Se a família é o primeiro universo que a criança tem contato seguido quase que imediatamente pela escola, ambas as instituições devem ter uma relação de parceria e confiança, pois essa é a condição necessária para que a criança aprimore seu processo de aprendizagem.
Família e escola têm papéis complementares na educação
Embora muitas vezes a instituição escolar pretenda cuidar mais diretamente da aprendizagem de conteúdos específicos de áreas do saber, ela está presente de uma maneira ou de outra na vida cotidiana da família e é em conjunto com a família que essa instituição consegue participar da construção dos ensinamentos sobre como agir e conviver em sociedade.
No diálogo entre a escola e a família formam-se novas gerações
Na vida em família e seu contexto a criança constrói sua identidade, inicia sua vivência de padrões de comportamento e valores humanos. Alicerça sua maneira de ser, sua futura personalidade, descobre e experimenta conhecimentos espontâneos que o mundo ao seu redor oferece.
Na escola e seu contexto, a criança interage com o conhecimento científico, integra seus saberes com os saberes da humanidade e continua seu percurso em direção ao desenvolvimento pleno de autonomia e cidadania.
A escola não é uma ilha
Nenhuma escola é uma ilha, nenhuma família é uma ilha. As duas instituições devem estar prontas para receber uma à outra. Na parceria e no respeito às diferentes atribuições de cada uma, pais e professores devem elencar qualidades e capacidades das crianças para que o processo educativo, dentro e fora da sala de aula, seja significativo e propicie e a formação de cidadãos livres, responsáveis, autônomos e solidários.