Vítima de bullying na internet: você já viveu essa experiência?

Ao discutir o cyberbullying com os adolescentes, é interessante levá-los a viver o papel da vítima, porque assim poderão ter uma visão melhor, do sofrimento que irão causar, se lançarem mão desta prática.

Existem vários questionamentos que podem feitos:

1. Será que se fizessem isto comigo eu iria gostar?

2. Outros usuários podes divulgar minhas fotos nas redes sociais sem minha permissão?

3. Eles podem alterar meu perfil, sem minha permissão?

4. O cyberbullying traz felicidade para algum participante?

5. Porque usar a internet para causar tanto mal?

6. Devo repassar imagens que não são minhas?

7. Você sabia que tudo que você postar na internet passará a ser público?

Os adolescentes devem discutir cada um desses questionamentos e chegar a uma conclusão, a um consenso. O trabalho deverá ser conduzido por um orientador, pais, professor ou outro adulto que responda pelas atividades desenvolvidas junto a eles.

Diferentes questionamentos enriquecem a discussão!

O fato de surgirem questionamentos diferentes, não poderá ser considerado um fator de diminuição deste ou daquele adolescente, ao contrário, será um fator enriquecedor do trabalho em questão, pois assim o orientador terá uma visão do perfil dos participantes, facilitando o desenvolvimento das atividades.

Além disso, as diferenças de opiniões passam a constituir motivos para uma nova discussão, até que cheguem a um consenso.

O importante é conhecer melhor cada um dos integrantes do grupo: sua opinião a respeito do colega, seus gostos, sua visão de mundo, sugestões de como solucionar ou acabar com o cyberbullying bem como formas de agir em relação a cada participante.

Eles podem contar se já participaram desta prática e em caso positivo, explicar o que os conduziram a agir desta maneira.

Os questionamentos exigem respostas e comentários!

Questionamentos como: Qual de vocês já foi autor de cyberbullying e por quê? Algum já foi uma vítima? O que sentiu? E em relação ao espectador: quais os sentimentos ao presenciar tais atos?

Você faria isto novamente com algum colega ou mesmo com desconhecidos?

A resposta, independente de afirmativa ou negativa, sempre deverá vir acompanhada de uma justificativa, que será ou não aceita pelos demais integrantes e, com isto o assunto passará a ser um tema de discussão até que cheguem à uma conclusão.

Sônia Araújo - Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 06/04/2018
Código do texto: T6301533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.