Roubar galinhas na Semana Santa

Um costume antigo, que ainda pode ser localizado em algumas cidades brasileiras, com maior força na região Nordeste, é o de roubar galinhas durante a Semana Santa. Na madrugada da Sexta-Feira Santa para o Sábado de Aleluia, jovens e adultos saíam pelas ruas da vizinhança em que moravam em busca de casas em que eram criadas galinhas para assim poder roubá-las.

Até algumas décadas atrás, era comum criar animais na área urbana, de porcos a galinhas, em instalações rústicas produzidas com madeira. A criação de animais, geralmente, também estava associada ao cultivo de hortaliças para consumo próprio ou para a venda, o que, de certa forma, dava um aspecto rural a capital. Essa prática ainda pode ser vista em alguns bairros de Manaus.

Várias foram as vezes que minha mãe viu seu pai, no Sábado de Aleluia, acordar cedo para contar as aves e perceber que estavam faltando duas ou três. Como era uma brincadeira realizada entre os membros de uma mesma comunidade, não virava caso de polícia, mas sim de piada por parte dos 'ladrões' quando estes encontravam os donos.

A explicação para esse antigo costume se deve a crença de que como Jesus estava morto (ressuscitaria no Domingo de Páscoa), este não poderia ver os pecados dos ladrões de galinhas, que praticavam seus "crimes" sem "culpa".