LIÇÕES DE ITAMBÉ (PE), PONTO DE PARTIDA PARA UM NOBEL (02)

 
 
Pequeno município da zona canavieira pernambucana (Microrregião Mata Norte), vizinho aos lugarejos paraibanos de Pedras de Fogo e Juripiranga, Itambé a muitos surpreendeu nas duas últimas décadas.  Com cerca de 36.500 habitantes, distribuídos numa área de 304,38 km² (IBGE) e com um PIB per capta anual de R$ 6.477,27 (IBGE/2012), grande parte da população ativa masculina dependeu, exclusivamente, do salário-mínimo recebido durante a safra da cana de açúcar, no período setembro/fevereiro dos muitos anos de moenda.  Nos outros seis meses, férias compulsórias não remuneradas e sofrimento.  Uma situação que vai se tornando cada vez mais precária na medida em que os engenhos, quando não param de operar, modernizam seus instrumentos de trabalho, o que significa, num caso ou noutro, redução no quantitativo da mão de obra braçal.

Ainda bem que os bons empreendedores sempre acordam na hora certa e com uma bem-vinda ideia.  Aconteceu um daqueles insights que, por certo, não passavam pela cabeça de nenhum outro itambeense.  Mércia Moura entendeu ser melhor largar o seu curso de desenho industrial para se casar e morar no engenho Bangauá, da pequena Itambé.  Mesmo sem conhecer o ofício da costura, pouco a pouco foi se interessando e interagindo com outros profissionais do ramo, chegando à ousadia de transformar a casa grande, e até a cocheira dos burros daquele engenho, numa fábrica de confecções, fundando-a com o nome de Empresa de Confecções “Marie Mercié”.  Aprendeu e cresceu.  Hoje, além de miçangas e estampas, produz roupas finas destinadas ao público classe “A”.  Abriu loja em São Paulo, para facilitar a entrega de seus produtos a inúmeros revendedores daquele mercado, além de manter parceria com a requintada empresa de Constanza Pascolato.  Mais recentemente, junto com Márcia Moura, abriu lojas no Shopping Rio-Mar e no Shopping Center Recife, com pretensões de expandir a empresa a nível nacional, via frinshising.  Mas, o que mais a dignifica são os benefícios propiciados à cidade e seu povo.  Emprega, no momento, cerca de 300 pessoas em sua fábrica – devidamente treinadas -, inclusive 110 do sexo masculino que, rompendo preconceitos, e por serem mais bem pagos, trocaram o corte da cana pelo corte de tecidos, o facão pela agulha, o plantio, soca e ressoca da cana, ou o roçado, pelo bordado.
    

A outra surpresa é igual ou ainda mais emocionante.  Um professor da mesma cidadezinha, Itambé – Jayse Antônio Ferreira –, que leciona artes, conseguiu destacar-se, junto ao MEC, como o melhor do País em 2014, na categoria ensino médio, entre 6.808 concorrentes.  Aliás, obteve dupla premiação, pela ventura de o seu projeto também sobressair-se como o melhor da categoria.  Intitulado “EU SOU UMA OBRA DE ARTE: ETNIAS DO MUNDO”, o projeto teve como premissa importante a constatação de que os alunos tinham baixa autoestima devido às suas imutáveis características físicas.  O professor Jayse iniciou uma pesquisa com os estudantes a respeito das etnias a que eles pertenciam, de que resultou o estudo das características biológicas de vinte povos definidos.  Em seguida, partiu para a escolha de vinte adolescentes que pudessem representá-los.  Estes foram artisticamente fotografados, maquiados e caracterizados com indumentárias pertinentes aos povos representados.  Evidenciou-se o voluntariado - inclusive dos trabalhos fotográficos e de maquiagem -, que envolveu, solidariamente, professores, pais de alunos, pequenos comerciantes locais e – por que não? – os costureiros e costureiras da “Marie Mercié”. 

Autoestima elevada, todos os itambeenses agora esbanjam alegria por haverem mergulhado fundo no estudo e assimilação de suas origens.

Enfim, tão orgulhosos quanto os que já vivenciaram eras sombrias nesses rincões outrora incultos e ocultos de nosso País, estão todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória um tanto arduamente conquistada.   Ponto de partida, sim, mais que ponto de chegada. 
                                                                    
__________________________________________________________
Fonte consultada:
Jornal do Commercio/Recife, edições de 21/09/2014 e 13/12/2014.
______________________________________________________________
A Globo News divulgou o trabalho do professor Jayse Antônio Ferreira em março/2018 - ESPECIAIS.
______________________________________________________________

27/03/2018 16:57 - Orpheu Leal
Dois fatos inéditos, acontecidos numa pequena cidade de Pernambuco, ITAMBÉ! O professor Jayse Antônio Ferreira, classificando-se em primeiro lugar, junto ao MEC, como o melhor professor do país em 2014! Outro fato inédito, foi o do seu trabalho "EU SOU UMA OBRA DE ARTE: ETNIAS DO MUNDO". E Itambé não para por aí, com a inauguração da Empresa de Confecções "Marie Mercier", da empresária Márcia Moura. Pessoas assim, inteligentes e dinâmicas, que engrandecem o país. Parabéns, Fernando A Freire, pelo brilhante Artigo. Grande abraço.
____________________________________________________________
Fernando A Freire
Enviado por Fernando A Freire em 22/03/2018
Reeditado em 28/03/2018
Código do texto: T6287383
Classificação de conteúdo: seguro