LUTEMOS SEMPRE...

Na percepção dialética, o futuro com que sonhamos não é inexorável. Temos de fazê-lo, de produzi-lo, ou não virá da forma como mais ou menos queríamos. (Paulo Freire)

Se me pedem que sintetize algumas razões para lutarmos amiúde por uma Universidade tocantinense, digo convicto:

Lutemos por uma Universidade na qual o desenvolvimento da Consciência Crítica e a Transformação Dinâmica das coisas, em níveis cada vez mais Dignificantes, sejam a essência, ou melhor, lutemos por uma Universidade Progressista.

Lutemos por uma Universidade que parta do princípio de que é necessário aplicarem-se todas as energias para sacudir a inércia, despertar motivações e perseguir resultados que façam com que ela avance obtendo êxitos nas empreitadas.

Lutemos por uma Universidade onde os alunos, sem exceções, sejam respeitados como seres inteligentes, operantes, capazes de empreenderem criticamente suas autorrealizações.

Lutemos por uma Universidade na qual aqueles que julguem os acadêmicos como pouco dotados e insensíveis ao compreender, estudando a contragosto (há sempre exceções, óbvio), sejam desmascarados e lançados no limbo.

Lutemos por uma Universidade onde a cultura proporcionará, sim, sua própria Recriação, um local de Pluralismo de ideias, algo Moderno, Competente, Científica, Séria, Democrática, Alegre (não confundamos com mero entretenimento), comprometida com as Mudanças, uma Universidade Mobilizadora.

Lutemos por uma Universidade que não transija na formação do Sujeito Crítico, ou seja, do Homem Cidadão, uma Universidade a serviço da Libertação.

Lutemos por uma Universidade que não meça esforços na busca de respostas às demandas sociais, uma Universidade integrada profundamente com os mais variados segmentos da sociedade.

Lutemos por uma Universidade onde se cultive um ambiente vívido e múltiplo no tocante à Cultura.

Lutemos por uma Universidade que, além dos domínios Técnicos e Científicos necessários, celebre a Vida, as Artes, a Reflexão Profunda, mas considere também os aspectos Emocionais do cidadão.

Lutemos por uma Universidade sempre atenta ao Aperfeiçoamento de todos, com investimentos reais na Docência, nas condições de trabalho e nos salários.

Lutemos por uma Universidade que abra caminhos através dos quais os mais sublimes Valores Humanos e Práticas Democráticas se instalem possibilitando o surgimento das inovações salutares e destrua o ATRASO, as DISSIMULAÇÕES, as PANELINHAS, os TITULARISMOS FORMAIS, OS PONTINHEIRISMOS RASTAQUERAS e a PEQUENEZ.

Lutemos, enfim, por acreditar, na PLURIVERSIDADE Tocantinense.