ESCOLA NÃO É BALCÃO DE NEGÓCIO
Como seus filhos aprovados assim irão enfrentar a concorrência fora da sala de aula desse tipo de pedagogia escolar?
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
A ética é o cimento da construção da sociedade, a sua falta é corrupção na certa.
Os pais devem ter cuidado com a educação de seus filhos na hora de "escolher" uma escola para matriculá-los. A escola deve ser uma ambiente de confiança da família e de seus filhos e não de corrupção ou de prática de estelionato, onde o aluno brinca que aprende e a escola brinca de ensinar... E isso também é uma questão de escolha e também de seriedade dos pais que sonham com o futuro de seus filhos na escola e na sociedade, como futuros profissionais: médicos, advogados, professores, contadores, etc. É importante evitar o simulacro na avaliação e promoção de mentira de seus filhos. É por isso que o número de vagas nos presídios vem aumentando cada vez mais em todas as unidades da Federação Brasileira.
A escola que aprova o aluno tendo como "metodologia de avaliação" o pagamento da mensalidade por parte dos pais dos alunos comete estelionato, crime.
O aluno futuro líder do seu tempo estuda para ser aprovado na escola e na sociedade. Pensar diferente é formar delinqüente.
Que futuro tem o aluno que é "aprovado" ou “promovido” todos os anos letivos...que nunca "estuda" para ser aprovado porque a "escola" e/ou "balcão" de negócio que ele "frequenta" tem como metodologia de avaliação e aprovação o pagamento da anuidade escolar, mesmo sabendo que isso é estelionato educacional, crime, formação de quadrilha e fábrica de futuros corruptos?...
Ouvi na televisão uma mídia orientando a sociedade para escolher uma certa "escola" porque ela tem "amplo estacionamento", veja bem a que ponto a nossa gente chegou para conquistar seus futuros "clientes" e não alunos, porque o mais importante para escolher uma escola de qualquer nível ou grau escolar para estudar deve ser levado em consideração a Proposta e Compromisso Pedagógico, com professores habilitados e qualificados, em suma a escola deve ter todos os elementos estruturados e estruturantes para oferecer ensino e aprendizagem de qualidade, de primeiro mundo (laboratórios, bibliotecas, ginásios, orientação psicopedagógica, avaliação qualitativa e quantidade anual, segurança em suas dependências, etc., etc...).
Estelionato escolar é saber que o aluno é "aprovado" na escola e reprovado na profissão que ele pretende exercer sem competência no futuro... E o mundo está cheio de gente em todos os graus e níveis escolares, exercendo suas profissões sem dominar e sem saber o que estão ali fazendo, em muitas vezes fazendo a desgraças alheias, ceifando vidas e/ou desviando caminhos alheios.
Que diferença tem a parábola de que uma criança um certo dia visitou a casa de uma senhora que costurava e quando a mesma saiu para ir resolver alguma coisa e deixou-a perto do “cesto” que contem novelos de linha, tesoura, fita métrica e agulhas de coser, ela tirou e/ou levou sem a costureira ver uma agulha que ela usava para costurar suas peças ou vestimentas... em chegando em casa os pais daquela criança, nada fizeram para saber onde ela tinha encontrado aquele instrumento que era usado no exercício profissional de fabricar roupas e/ou costurar outras peças, etc. O tempo passou e a criança se fez homem, quando um certo dia resolveu “levar” um cavalo que pastava a margem de um rio, aí o bicho pegou, ele foi preso como ladrão de cavalo e quando estava sendo interrogado em juízo afirmou que tudo aquilo que estava acontecendo com ele, era fruto da aceitação de tudo que ele fazia quando criança e seus pais não reclamavam... sempre deixavam correr suas ações e comportamentos por conta do rolamento... É a questão dos pais que dizem que seus filhos não mentem e só falam a verdade, que eles são inteligentes e são aprovados todos os anos escolares... é a questão do pagou passou... e no futuro o juvenil se torna adulto e a vida adulta não esfera e nem dispensa falha minúscula de quem quer que seja. O caminho do insucesso aí é garantido com certeza, tudo tem origem no seio das escolhas da família na hora de educar e instruir seus filhos. É a Pedagogia da permissividade de tudo que a criança quer e nada mais.
Ainda que por analogia, que diferença tem a “ética” usada para aprovar o aluno que não foi aprovado nos bancos escolares e o ladrão de cavalo em tela? E os pais são ou não culpados em saber que seus filhos nada sabem e são promovidos todos os anos escolares?... Como seus filhos aprovados assim irão enfrentar a concorrência fora da sala de aula desse tipo de pedagogia escolar? O fracasso é o melhor nome que se deve ser dado a tal metodologia macro ou micro-econômica “escolar” é tudo uma questão de conivência dos pais, dos alunos seus filhos e da escola ou balcão de negócio que assim age nas barbas das autoridades federais, estaduais e municipais da atualidade...
A única coisa que uma escola não deve fazer para "ajudar" os pais e os alunos é aprová-los e/ou promovê-los de anos/séries letivas sem os mesmos saberem ler e escrever e muito menos compreender e/ou dominar os conteúdos didáticos pedagógicos de cada componente curricular (disciplinas ou matérias). Uma coisa é certa, o mundo enquanto ser universal e social, inclusive profissional, não tem lugar para aceitar "líderes" derrotados nos bancos escolares com máscaras de "aprovação" via estelionato praticado para atender o capricho e interesse espúrio econômico e financeiro de negociante "dono" de escola e/ou "balcão" de cometer crime e atrapalhar o futuro da juventude rumo ao sucesso... Onde anda a ética profissional de quem usa tal metodologia de "ensinar", "aprender", "avaliar" e "aprovar" os alunos de hoje e futuros líderes profissionais do amanhã?!...