O maior atrativo do celular é ser multitarefas: você sabia?

O CELULAR chegou para ficar, constatação feita ao observar pesquisas comprobatórias de que os adolescentes usam esta mídia devido à necessidade de pertencimento, de autoproteção e de monitoramento pelos pais.

Constantemente surgem indagações ou mesmo discussões se o celular irá ou não causar o isolamento das pessoas, o que certamente irá depender de cada usuário.

Para alguns o celular elimina as barreiras de próximo e distante, porque ao permitir ver a pessoa com quem se fala ele ajuda a matar as saudades e de certa forma ter certeza de que o ente querido está bem, além de criar uma padronização nos demais relacionamentos.

Mas não raro, é possível observar pessoas praticamente juntas, uma muito perto da outra e que preferem se comunicar via celular.

Até mesmo dentro das famílias isto acontece, dando a entender que o uso da referida mídia se transformou numa espécie de vício, algo automático, que se usa sem mesmo perceber ou ser necessário.

É comum ver adolescentes que usam esta mídia de forma tão compenetrada, que o “mundo pode desabar” e eles não sentirão nada, não irão perceber nenhuma diferença, continuarão conectados no “seu mundo”, daí a ideia de isolamento.

Os adolescentes, muitas vezes, conseguem substituir o relacionamento virtual pelo real, ou seja, aquele relacionamento que seria um complemento passa a ser essencial.

Bastante interessante é o porquê e as formas de se usar um celular tão diferentes entre adolescentes e adultos. Para os primeiros, o celular é muito mais do que um simples aparelho de comunicação; ele é um amigo essencial na construção de seu mundo e de sua identidade.

É um grande facilitador na troca de valores entre integrantes do grupo e essencial na coordenação de suas vidas levando-o a ser usado de forma mais expressiva.

Isto pode ser visto ao observar o tipo, marca e modelo usado, a forma como o celular é carregado (o adolescente parece ostentar um troféu), os locais de uso, tudo salienta o modo desses adolescentes se perceberem no mundo e os leva a usar o celular por razões explícitas, tais como o modelo, preço e funcionalidade ou implícitas, opinião dos colegas ou de desconhecidos. Mesmo porque o fato de possuir tal mídia é um sinal claro, na mente dos adolescentes, de que agora são “donos dos próprios narizes”, são “adultos”.

É como se com esta mídia em mãos, eles não tivessem mais nenhum tipo de problemas ou que todos os problemas pudessem ser resolvidos via celular. Parecem ouvir uma voz que diz “agora você já pode sair de casa”, por isto sentem-se bastante capazes e deixam aflorar a sensação de liberdade tão sonhada por todos eles.

O fato de ser uma mídia multitarefas, leva o celular a galgar os patamares mais altos e claro, estar sempre em uso. Um celular é capaz de efetuar inúmeras tarefas como comprar, pagar, comunicar, conhecer outras pessoas e lugares, fotografar, gravar, trabalhar, viajar e diversas outras.

Certamente são estas características que o faz ser tão necessário, principalmente, aos adolescentes.

Sônia Maria dos Santos Araújo - Ms. em Educação

O respeitar faz bem!

Sôniainformação
Enviado por Sôniainformação em 09/01/2018
Código do texto: T6221435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.