Explicação do que é o Iluminismo.

Um movimento, filósofico, cultural e político, sempre teve como preocupação central, o desenvolvimento de uma cognição crítica, objetivando libertar o homem de todas as formas de superstições.

Nasceu e desenvolveu na França, posteriormente, atingindo outros paises, entre eles: Alemanha e Inglaterra. Hoje praticamente em todos os países.

O iluminismo é o seu fundamento contemporâneo procura fundamentar todas as ciências e métodos.

A racionalidade pós contemporânea, o mundo da pós verdade é permeiado pela filosofia iluminista.

Qual o propósito do Iluminismo, a defesa da ciência como força racional na destruição de todas as formas de mistificações sustentadas em ideologias perversas, com a finalidade de iluminar o futuro do mundo.

O iluminismo é contrário a fé, os dogmas, a fé em referência a sua natureza metafísica, o exercício da razão em defesa da produção do conhecimento científico.

Portanto, a filosofia iluminista quer através do conhecimento, emancipar o homem das diversas formas de dominações, isso a princípio.

Dominações pelo fato da cognição ser atrasada, não desenvolvida, o homem se encontra subjulgado, tais quais: a dominação econômica, religiosa, política, por fim, a científica.

O iluminismo não se limita a filosofia, muito menos a arte, substancia sobretudo, o mundo econômico, por meio da política com o desejo da transformação do mundo.

Como muito bem refletiu Deleuze, o iluminismo ajudará objetivamente na transformação prática do mundo, favorecendo na cosntrução de uma sociedade melhor para todos.

Todavia, qual é o cuidado que se deve tomar hoje com o iluminismo, o mesmo com conotações diferentes, entre suas variáveis, uma filosofia instrumentalizadora da razão a serviço da mistificação e do domínio, como a nova praga, o neoliberalismo, entre outras tendências.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 28/12/2017
Reeditado em 28/12/2017
Código do texto: T6210431
Classificação de conteúdo: seguro