O Ensino de Artes no Brasil!
Fórum TEMA O Ensino da Arte no Brasil
A Semana da Arte Moderna ocorrida em 1922 trouxe a liberdade de expressão artística. Movimento de integração entre as diversas linguagens artísticas proporcionou uma nova era para o país, ora, anteriormente preso as amarras acadêmicas da arte europeia.
Com esta libertação proporcionou a 1ª Bienal Internacional de Artes ocorrida em 1951, onde a criação artística promoveu no público a “reflexão” e não somente a sublimação. Saibamos que não somente o grito de liberdade aconteceu no âmbito artístico, mas na educação básica, a história do ensino de artes também alçou voos consideráveis durante décadas para introduzir recentemente um ensino planejado, onde o aluno ressignifique as obras de arte. Mesmo com mudanças nas artes e na educação, encontramos hoje um ambiente de prática de sublimação ou de reflexão? Convido você a fazer parte desta discussão.
O Ensino de Artes no Brasil
INTERAÇÃO:
A arte é um meio de interação entre a alma do criador, artista, é uma ferramenta de expressão das diversas linguagens: visual, auditiva, tátil, perceptível. Penso ser muito importante trabalhar e estudar a história da arte moderna, mas para isso acontecer, este conhecimento precisa ser para todos. E sabemos que o nosso país não investe muito em arte. As classes menos favorecidas não têm acesso aos grandes artistas do passado. Cabe a escola tornar obrigatório este estudo através de projetos de trabalho para nossas crianças. Essa sublimação trará uma nova tendência e garantirá para a Arte-Educação o papel de transmissor de valores estéticos e culturais no contexto de um país do terceiro mundo. Ha na verdade uma mistura de sublimação e reflexão, mas o que se fica mesmo e a desvalorização de uma disciplina tão importante por retratar o lúdico, porem racional, o belo, porem emocionais e o intrigante, porem extinto. Expresso das mais variadas formas pelo ser humano. No Brasil os espaços culturais como: cinema, teatros, museus, ainda não são populares e atingem apenas as camadas mais privilegiadas da sociedade. Basta questionarmos uma criança de escola pública de periferia se já visitou algum desses lugares. Os filmes que conhece, são os que passam na TV (pela classe dominante) ou os piratas comprados em camelos, teatro (apenas os estimulados pelo professor na escola sem recursos). Houve um considerado avanço, porém ainda falta muito incentivo por parte dos nossos governantes.
Curso sobre Metodologia do Ensino de Artes