A Psicologia do Desenvolvimento auxilia!

Fórum TEMA

Nas situações vividas no contexto escolar é comum professores solicitarem o auxílio do profissional da psicologia para o entendimento

da criança, e, em especial, de seus comportamentos agressivos, de dependência, ou de instabilidade emocional, entre outros.

Uma das áreas da Psicologia que vem contribuindo com a educação

é a Psicologia do Desenvolvimento que estuda o desenvolvimento do

ser humano em todas as suas instâncias seja ela físico-motora, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o seu nascimento até a idade adulta. Em que aspectos, os conhecimentos produzidos por esta área da Psicologia podem auxiliar nas questões que envolvem as práticas escolares? Opine sobre esse assunto, pois é relevante para sua formação.

A Psicologia do Desenvolvimento auxilia para a compreensão das questões relacionadas ao comportamento e atitudes do ser humano, sendo de fundamental importância para as práticas escolares.

A educação vem evoluindo a passos largos, bem como a sociedade e seus indivíduos. É natural que a educação também tenha que evoluir. Neste processo evolutivo, vejo que o segmento da educação tem ganhado muito, pois profissionais como os psicólogos tem se somado à área da educação visando à formação integral dos indivíduos, o não emprego de rótulos e a busca pelo entendimento de cada um em suas especificidades. Isso tem tornado o processo educativo mais amplo e acessível. É por isso que acredito que a escola já não pode atuar sem a contribuição destes profissionais. Os profissionais da psicologia vêm sendo uma peça importante dentro da escola com os professores auxiliando os a direção os alunos e os pais. Sendo a educação um instrumento de formação da fase humana, deveria estar intimamente ligada à psicologia, pois, assim ao se ter conhecimento sobre o comportamento humano, pode-se desenvolver meios mais eficazes

para um ensino mais efetivo. A grande contribuição do psicólogo

escolar reside nos bastidores da instituição, isto é, sua ação deve desenvolver-se prioritariamente com os professores e não com os alunos, contribuindo para que eles estejam cada vez mais fortalecidos

e instrumentalizados para uma atuação de qualidade junto aos alunos.

Curso sobre Tópicos em Educação II

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 19/12/2017
Reeditado em 19/12/2017
Código do texto: T6202572
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.