A Psicologia do Desenvolvimento auxilia!
Fórum TEMA
Nas situações vividas no contexto escolar é comum professores solicitarem o auxílio do profissional da psicologia para o entendimento
da criança, e, em especial, de seus comportamentos agressivos, de dependência, ou de instabilidade emocional, entre outros.
Uma das áreas da Psicologia que vem contribuindo com a educação
é a Psicologia do Desenvolvimento que estuda o desenvolvimento do
ser humano em todas as suas instâncias seja ela físico-motora, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o seu nascimento até a idade adulta. Em que aspectos, os conhecimentos produzidos por esta área da Psicologia podem auxiliar nas questões que envolvem as práticas escolares? Opine sobre esse assunto, pois é relevante para sua formação.
A Psicologia do Desenvolvimento auxilia para a compreensão das questões relacionadas ao comportamento e atitudes do ser humano, sendo de fundamental importância para as práticas escolares.
A educação vem evoluindo a passos largos, bem como a sociedade e seus indivíduos. É natural que a educação também tenha que evoluir. Neste processo evolutivo, vejo que o segmento da educação tem ganhado muito, pois profissionais como os psicólogos tem se somado à área da educação visando à formação integral dos indivíduos, o não emprego de rótulos e a busca pelo entendimento de cada um em suas especificidades. Isso tem tornado o processo educativo mais amplo e acessível. É por isso que acredito que a escola já não pode atuar sem a contribuição destes profissionais. Os profissionais da psicologia vêm sendo uma peça importante dentro da escola com os professores auxiliando os a direção os alunos e os pais. Sendo a educação um instrumento de formação da fase humana, deveria estar intimamente ligada à psicologia, pois, assim ao se ter conhecimento sobre o comportamento humano, pode-se desenvolver meios mais eficazes
para um ensino mais efetivo. A grande contribuição do psicólogo
escolar reside nos bastidores da instituição, isto é, sua ação deve desenvolver-se prioritariamente com os professores e não com os alunos, contribuindo para que eles estejam cada vez mais fortalecidos
e instrumentalizados para uma atuação de qualidade junto aos alunos.
Curso sobre Tópicos em Educação II