Professor deve sempre dar Valorização ao seu Aluno!

Fórum TEMA

Acompanhe a seguinte situação:

Em uma aula de Ciências ocorreu o seguinte diálogo entre a professora e a aluna:

Professora: − Quem lembra o que é a celulose?

Aluna: − Eu lembro, eu sei, professora!

Professora: − Então, diga!

Aluna: − É aquilo que aparece nas pernas das mulheres, que ficam cheias de furinhos ...

Professora: − Menina, de onde você tirou isso?

Aluna: − Daquela enciclopédia de Ciências que fala de uma inflamação ...

Por meio deste pequeno diálogo é possível perceber que a aluna possuía determinados conhecimentos a respeito de um conteúdo próprio da área de Ciências, mas o confundiu, pela semelhança entre palavras, com outro conteúdo solicitado pela professora.

Como você completaria este diálogo com uma nova “fala” da professora, que faça com que a aluna se sinta valorizada em relação a seus conhecimentos prévios? Que estratégia didática pode ser utilizada para ajudar a aluna a rever suas concepções e a reconstruir conceitos? Que ações podem ser desenvolvidas pela professora, tendo em vista trabalhar o conteúdo em questão com uma abordagem interdisciplinar. Opine sobre esse assunto, pois é relevante para sua formação.

Professor deve sempre dar Valorização ao seu Aluno!

A professora deve admitir diante da classe que as palavras são muito parecidas e que é fácil fazer confusão citando outros exemplos. Aproveitaria a oportunidade e aprofundaria no assunto, passando o conhecimento da aluna para o restante da sala. Sempre o professor deve aproveitar os conhecimentos que os alunos trazem e abordam, explicando á eles a diferença das palavras, sem deixá-los constrangidos, em seguida voltar ao conteúdo abordado de fato e respondendo á pergunta feita inicialmente, é importante o aluno se sentir valorizado, que ele pode contribuir com a aula, que pode expressar opiniões sem medo, isso faz com que sejam mais autônomos e críticos. Elogiaria a mesma pelo esforço e por interagir com a classe, depois explicaria que ela tinha lhe confundido com as palavras, mais não deixaria de ser um ótimo assunto, aprofundaria um pouquinho no assunto para não deixá-la desanimada e poderia mostra o quanto a celulite faz mal as mulheres, e que a explicação da aluna esta perfeita, e ate interessante, mas que o motivo dos risos dos colegas e porque houve um pequeno equivoco. Depois voltaria ao tema em questão.

E bem parecido, mas devemos ter muita atenção, pois uma letra, acento etc. muda todo o sentido de uma palavra ou frase.

Curso sobre Tópicos em Educação II

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 19/12/2017
Reeditado em 19/12/2017
Código do texto: T6202566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.