Sustentabilidade na sala de aula
No mundo globalizado cada ato de cada cidadão é importante. Tudo o que fazemos reflete na realidade do outro. Por isso falar em sustentabilidade é importante. As constantes atividades econômicas do homem sobre a superfície da terra demandam o consumo em grande escala dos recursos naturais para atender uma população mundial que cresce a cada dia. Esses recursos, em sua maioria não são renováveis e dessa maneira é necessário nos conscientizarmos de usá-los com sabedoria e racionalidade.
Assim é importante todo o esforço para conscientizar cada cidadão a respeito dessa missão que cada um assume de preservar a terra e seu ecossistema. Adultos e crianças devem assumir a missão permanente de cuidar do espaço onde vivem e dessa forma contribuir em escala global, é dizer que cada um fazendo sua pequena parte contribui para um todo global.
Essa conscientização pode ser feita em todos os níveis sociais e em todas as dimensões das atividades humanas. A escola é uma delas. Conscientizar os alunos pode ser o início de uma reação futura que começa agora e que pode no futuro resultar no uso mais consciente dos recursos naturais e sua preservação. Sustentabilidade é assunto de transversalidade, interdisciplinaridade e até mesmo deveria ser contemplada no currículo escolar de forma articulada entre as disciplinas. Mais do que um projeto, a sustentabilidade deve ser a meta de todos nós.