Brincando a criança constrói a sua personalidade!

Sempre amei trabalhar com a Educação Infantil por todos esses motivos, pois todas as crianças se expressam pelo lúdico e o professor precisa se conscientizar disso e explorar as brincadeiras em prol de uma aprendizagem significativa e prazerosa. Piaget, focado no que os pequenos pensam sobre tempo, espaço e movimento, estudou como diferem as características do brincar de acordo com as faixas etárias.

O brincar é essencial para a criança, é onde ela aprende a lidar com o mundo externo e a formar a sua personalidade, recriando situações e experimentando emoções e sentimentos. É através da brincadeira, que a criança vai se conhecendo e se constituindo como um ser social.

Na brincadeira há um predomínio da assimilação sobre a acomodação, ou seja, a realidade é adaptada às próprias necessidades da criança.

O pensamento é orientado pela preocupação da satisfação individual.

Ele descobriu que, enquanto os menores fazem descobertas com experimentações e atividades repetitivas, os maiores lidam com o desafio de compreender o outro e traçar regras comuns para as brincadeiras. O brincar contribui para o processo de socialização da criança, oferecendo-lhe oportunidades de realizar atividades individuais e coletivas, além de ter influencias na aprendizagem e no desenvolvimento de novos conhecimentos. O brincar faz com que a criança crie sua própria realidade. Que pode ser real ou imaginária.

No real, a criança aprende a se socializar com as outras crianças, observar as regras, e o respeito mútuo. No que for imaginário a criança cria situações de interação com os outros, como ela gostaria que fosse com ela. Brincar então, para a criança já é algo visto como necessidade e ao utilizarmos jogos e brincadeiras lúdicas, já na educação infantil nos serve como um bônus para que futuramente essa criança traga bons resultados tanto na parte corporal como no psicológico. A importância dos jogos na educação infantil como facilitador da aprendizagem, mas também para comprovar que o jogo tem o caráter lúdico e é muito importante na utilização da criatividade e imaginação da criança. Os jogos e brincadeiras são capazes de mediar o prazer e o conhecimento, estruturando o desenvolvimento da criança. Explorando a criatividade infantil, possibilitando a colaboração das crianças na construção dos jogos, ressaltando o seu valor e tornando tudo mais divertido, fazendo com que a brincadeira já comece na elaboração. De grande importância a utilização de material reciclado, mostrando aos alunos que sempre é possível criar um jogo com materiais acessíveis e práticos no dia a dia das crianças, pois diverte e aumenta a criatividade das crianças que vão aprendendo a fazer seus objetos de brincadeiras. Tudo isso faz parte de uma infância saudável, acolhedora, criativa e de muita aprendizagem social e psicomotor.

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 11/12/2017
Reeditado em 11/12/2017
Código do texto: T6195949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.