A multidisciplinaridade ajuda na solução do cyberbullying!
A multidisciplinaridade busca a integração dos conhecimentos ao estudar um objeto de uma mesma disciplina ou por várias delas simultaneamente e ocorre quando, na solução de um problema, é necessário obter informações de mais de uma ciência.
Tudo isso sem haver necessidade das ciências envolvidas passarem por algum processo de modificação e sem exigir delas o mesmo objeto de estudo ou alguma relação com ele.
A maior importância da multidisciplinaridade está no fato de ser imprescindível quando se pretende nivelar as diferentes ciências, apesar de ser difícil encontrar o canal de união entre elas.
Isto porque cada uma possui não apenas a própria linguagem, mas conceitos fundamentais que não podem ser transferidos de uma linguagem para outra.
A multidisciplinaridade e cada disciplina!
No caso do cyberbullying, a multidisciplinaridade é a união das disciplinas na solução de tal prática, sem a necessidade de abrir mão dos próprios conceitos e pressupostos.
Por ser a justaposição de diversas e diferentes disciplinas, com ou sem relação aparente entre si, torna-se também o estudo de um objeto em diferentes ângulos, mas sem pressupor um acordo ou mesmo um rompimento de fronteiras entre eles.
As disciplinas passam então a ter uma dupla responsabilidade, pois além de trabalharem os próprios conteúdos, necessitam trabalhar também o cyberbullying.
Por terem o direito de trabalharem de maneira livre, autônoma e com uso dos recursos que julgarem mais apropriados, as disciplinas certamente conduzirão o cyberbullying a perder espaço e não conseguir se ramificar em virtude de ser cercado por essa corrente multidisciplinar.
A complexidade do cyberbullying X a multidisciplinaridade!
Por se tratar de um problema social de extrema complexidade e gravidade, o cyberbullying não será solucionado somente via legislação, mas principalmente com a conscientização da família, da escola e da participação de profissionais da saúde.
Assim, ele exigirá um comprometimento e solução multidisciplinar, além do auxílio do autor, vítima e espectador, protagonistas da referida prática, que encontrariam espaço para atuar na solução do problema.
A multidisciplinaridade: cada disciplina encontra reforço na outra!
Isto porque a multidisciplinaridade permite esta liberdade de poder recorrer a informações de várias disciplinas para estudar um “fenômeno” ou mesmo solucionar aquele já existente, mas sem se preocupar se há ou não alguma relação entre elas.
Cada uma contribui com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento e investe na resolução da questão sem se descaracterizar, constituindo, portanto, um elo importantíssimo, que envolve e dá liberdade a todas as disciplinas, de cada uma, a seu modo, atuar na solução do cyberbullying.
Sônia Maria dos Santos Araújo – Ms. em Educação
O respeitar faz bem!