O que foi o Estado fascista.
O fascismo uma filosofia política e econômica, capitalista, todavia antiliberal, como também anticomunista.
O Estado fascista estava acima de todas as instituições, o mais profundo desrespeito às leis constituídas anteriormente.
Com efeito, o Estado era o governo, no caso, na Itália, Benito Mussolini.
O movimento político fascista surgiu no pós-guerra, o Estado tinha caráter nacionalista, fundamentava na ideologia nacionalista e no estabelecimento glorioso do antigo Império Romano.
Portanto, a Itália objetivava a expansão colonialista, motivo pelo qual organizou-se o poder político, sustentado em um partido único de massa.
O poder foi organizado hierarquicamente pelo partido fascista, sendo o Estado criador do direito e da moral, não havia limite para o poder do Estado, representado por Mussolini.
Toda oposição era proibida, tudo estava sujeito as ações do Estado, controlado pelo poder executivo, sendo a nação uma unidade política, ideológica, moral e econômica.
Sendo desse modo, o regime político fascista, atacava os valores individuais oriundos do liberalismo econômico. Por outro lado, também os valores coletivos provenientes do socialismo.
No plano econômico, o fascismo afastava do capitalismo financeiro, da indústria estrangeira, O projeto político fascista desenvolver um Estado nacionalista e imperialista, objetivando novas colonizações.
Sendo o poder político, absolutamente totalitário, negava os princípios fundamentais da democracia.
Edjar Dias de Vasconcelos.