Como é constituído politicamente o Estado Neoliberal.

O neoliberalismo foi constituído a partir de 1980, pelos Estados Unidos e Inglaterra, a principal ideologia, não é da função do Estado preocupar com o bem-estar social, a economia deve funcionar pela livre iniciativa.

Portanto, a não divisão da renda, como pensam as ideologias: socialista e social liberal, sobretudo, a última referência, em parte da Europa, o social liberalismo.

Os governos introdutores da filosofia neoliberal na política, Ronald Reagan nos Estados Unidos e Margaret Thatcher na Inglaterra, no Brasil em nossos dias, o neoliberalismo tupiniquim de Michael Temer.

Como funciona a política de um governo neoliberal, a primeira mudança fundamental em relação a um governo social liberal, a desregulação na economia, diminuição dos gastos com educação, previdência.

Como também a privatização das empresas e flexibilização das leis trabalhistas, ausência de direitos sociais, redução dos impostos, para os setores produtivos e financeiros.

Portanto, em governos tupiniquins a elevação das taxas de juros, o uso do tesouro como fonte de transferência da riqueza para o setor financeiro, especialidade do governo Temer.

Em países desenvolvidos a taxa de juros é 0,2% positivo, a 0,2%, negativo no caso do Brasil 8% positivo, em uma inflação praticamente zerada por meio do mecanismo recessivo.

O neoliberalismo em países de economias dependentes tem levado as nações para o subdesenvolvimento, recessões contínuas, ciclo que será enfrentando diariamente pelo governo Temer.

Os principais teóricos do neoliberalismo: Friedrich Hayek, como principal obra, o Caminho da Servidão, escrita em 1944, Milton Friedman, Capitalismo e liberdade, livro escrito em 1962.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 30/11/2017
Reeditado em 30/11/2017
Código do texto: T6186124
Classificação de conteúdo: seguro