A fé cristã foi helenizada por Tomás de Aquino, na utilização da filosofia de Aristóteles.

1226-1274.

Inserido no contexto escolástico.

Nasceu o movimento denominado tomismo aristotélico.

Cujo significado organizar a fé na perspectiva da filosofia de Aristóteles.

Dando a fé a racionalidade exigida pela filosofia helênica.

Portanto, fez da filosofia de Aristóteles um instrumento a serviço da religião católica.

Do mesmo que Agostinho fizera com o pensamento de Platão.

Em dois momentos distintos: Patrística e Escolástica.

Tomás de Aquino retoma as ideias de Aristóteles a respeito.

Do ser e do saber.

Valorizando a realidade sensorial.

A indução no processo cognitivo do conhecimento.

Portanto, aplicação do princípio da não contradição.

O ser é ou não é, o ser não pode ser e não ser ao mesmo tempo.

O princípio da substância, o que é da essência de uma determinada coisa.

O fundamento acidental, o que não é da essência, apenas acessório ao ser. Deus a única substância perfeita.

O princípio da causa eficiente, todos os seres são contingentes, apenas Deus eficiente, necessário em si.

O princípio da finalidade, todo ser contingente existe em razão de outra causa, o homem em relação a Deus, sendo o último como causa final.

O princípio do ato e da potência, todo ser contingente, no caso o homem está em uma situação de potência, de evolução, o ato puro só deus.

As provas de existência de Deus, o primeiro motor, tudo o que se move é movido por outra força, necessário uma causa primeira, contrariamente, o movimento seria indefinido, tal causa é Deus.

Da causa eficiente, todas as coisas existentes não possuem em si, a causa eficiente, nesse caso, a causa eficiente é Deus.

Do ser necessário ao ser contingente, tudo que existe é contingente, incluindo o homem, desse modo, Deus o ser necessário.

Dos graus de perfeição, tudo que existe está em evolução, por mais que aconteça a evolução ela não se completa, implicando que Deus é a única perfeição.

Da finalidade do ser, tudo que existe não tem finalidade em si mesmo, esgota em sua naturalidade, sem razão de ser, implicando que há um ser inteligente, a razão de todas as coisas, incluindo o homem, esse ser é Deus.

Desse modo, a filosofia helênica e materialista de Aristóteles, aplicada a física e a biologia. Portanto, utilizada por Tomás de Aquino, para servir de fundamento a metafísica escolástica.

Sendo assim, o que é importante ressalvar em Aristóteles, ele era ateu. Tal movimento foi denominado de Tomismo aristotélico.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 28/11/2017
Reeditado em 28/11/2017
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