Para melhorar a qualidade do ensino é preciso priorizar a leitura, produção textual e o Português instrumental
Você sabe o que é Português instrumental?
É a parte da gramática de nossa Língua que sempre estaremos fazendo uso, seja qual for nosso nível de escolaridade. É a “parte prática”da língua portuguesa”.
Muita gente que concluiu o Ensino Médio , a Graduação e Pós-Graduação não adquiriu o domínio sobre a pontuação, ortografia, acentuação gráfica, crase, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal , emprego de por que, porque, por quê, porquê, mal , mau , má, parônimos e homônimos , onde , aonde, dentre outros diversos assuntos básicos.
Há uma parte do Português que é ensinada no Ensino Fundamental e Médio a qual os alunos dificilmente vão fazer uso no dia a dia. Por exemplo, Transitividade verbal, orações subordinadas e outros incontáveis assuntos de gramática.
O ideal seria que se ensinasse aos alunos do Ensino Fundamental e Médio apenas o Português instrumental, leitura e produção textual.
A parte do Português que não se usa no dia a dia , ficaria para ser estudada no curso de graduação, para aqueles que escolhessem cursar Letras.
Ou se prioriza o ensino apenas do Português instrumental , leitura e redação nas escolas de Ensino Básico ou dificilmente teremos uma melhora na qualidade do ensino no Brasil.
Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues, professor concursado de língua portuguesa da Rede Pública estadual de ensino do Ceará, autor do livro “Palavras do meu sentimento” , redator do Site Eternamente Futebol