O que é construtismo, aplicado as ciências do espírito e as ciências naturais.
Em síntese trata-se de uma teoria epistemológica.
Em que o conhecimento fundamenta-se na acepção dialética
nas relações cognitivas.
Entre o sujeito cognoscente e o objeto do conhecimento.
Portanto, a relação do mundo exterior com a razão em permanente estruturação.
A lógica estruturante da memória com a realidade estruturadora.
Em referência a pedagogia, tese elaborada por Piaget, a relação estabelecida entre o sujeito e o objeto, na negação das materialidades indutivas, método empírico.
Com efeito, o objeto não constitui em reflexo do real, o conhecimento como produto da memória que organiza e estrutura os dados empíricos, com a finalidade de entendê-los.
Bachelard outro teórico filósofo da física e da matemática.
Inaugura o que denomina-se de corte epistemológico, como entendimento do processo de conhecimento científico.
Não é possivel o conhecimento sem problematizar o sujeito cognitivo, do mesmo modo o objeto da cognição.
O objeto não é por natureza lógico, evidente, não sendo sua percepção científica imediata por natureza indutiva.
Portanto, não é cognitivo a priori sua percepção sem colaboração teórica. O conhecimento antes necessita dos paradigmas, escolha apistemológica.
Desse modo, a necessidade das relações contínuas e superativas, é fundamental a compreensão de um constructo, o que é entendido por uma acepção epistemologicamente construída.
O que significa ser o objeto pensado a priori, elaborado em função da problemática levantada, realizada, posteriormente, submetida a proposição desejada.
Desse modo, em uma relação dialética o entendimento aproximado da realidade proposta.
Sendo, assim, epistemologicamente, toda teoria do conhecimento que não entender o objeto como mero produto do pensamento é construtivista.
O saber jamais manifesta na sua totalidade objetiva, isso em razão que todo objeto é também construído ao ser refletido, o sujeito vai ao real, com suas categorias analíticas a priori.
Portanto, desse modo, resulta o conhecimento aproximado em relação as ciências da natureza, a construção do saber indutivamente.
Por outro lado, o saber representativo, interpretativo, como produto das ciências do espírito, parcialmente, fragmentado, temporário, produto das representações subjetivas.
Todavia, construtivo, sendo dessa forma, o construtivismo aplica-se em todas as ciências, do espírito e da natureza. As diferenças fundamentais entre Piajet e Bachelard.
Edjar Dias de Vasconcelos.