O nascimento e evolução do conceito ideologia de Destutt de Tracy, Marx, Lenin e Karl Marnnheim.
O conceito ideologia não vem de Marx.
Entretanto, de um filósofo de segunda categoria.
Destutt de Tracy.
Ele e seu grupo entraram em conflito com Napoleão.
O referido chamou de produtores de ideologias.
Metafísicos.
Quando Karl Marx conheceu o termo.
A etimologia era usada no sentido napoleônico.
Os especuladores metafísicos.
Aqueles que são alienados.
Os ignorantes da realidade.
Quando Karl Marx escreve o seu livro.
A ideologia Alemã.
Em referência ao idealismo de Hegel.
Os seus seguidores, os neo-hegelianos.
Marx busca o conceito ideologia.
Para referir aqueles que têm uma consciencia ilusória.
O que denomina de falsa consciencia.
Os formuladores da anti-ciência.
Aqueles que não conhecem a realidade.
Portanto, são metafísicos.
O sujeito não ideologico é aquele que conhece a realidade.
Para Marx ideologia é um conceito pejorativo.
Produto da consciência alienada, deformada.
Todavia, o conceito ideologia continua sua trajetória.
Outro filósofo, que pode ser denominado de marxista.
Muda o conceito da palavra ideologia.
Lenin, ideologia entendida como qualquer conceito da realidade.
Com efeito, existem diversidades de ideologias.
Ideologias capitalistas, ideologias socialistas, ideologias liberais sociais.
Ideologias epistemologicas.
Desse modo, consecutivamente.
Posteriormente, um famoso filósofo.
Karl Mannheim.
Também marxista.
Escreveu um magnifico livro.
Ideologia e Utopia.
Para Mannheim ideologia é um conjunto de representações.
Que destinam a legitimação do mundo.
Contrariamente, a sua transformação.
Então ideologias são doutrinas epistemologicas.
Com efeito, as ideologias podem ser críticas.
Quando são transformadoras.
São acriticas quando legitimadoras.
Desse modo, as ideologias podem ser subversivas ou reacionarias.
As ideologias representam posições sociais.
Grupos econômicos.
Sendo assim, as ideologias são legitimadoras ou utopicas.
Portanto, ideologias são visões sociais de mundo.
Qualquer estudo que for realizado a respeito das ciências do espírito.
O estudioso necessariamente tem que compreender qual a visão social implicada.
Para poder ser bem sucedido.
Karl Mannheim faz a seguinte classificação.
Quando o fenomeno é ideológico.
Exatamente quando a reflexão tem como objetivo a legitimação da sociedade.
Sendo desse modo, a visão é anti-cientítifica.
Quando é científica, a ideologia é utópica.
O desejo de mudar o mundo.
Qual a justificativa, tudo que existe na vida social.
Está em um profundo movimento contínuo.
A eterna transformação.
Brecar essse processo não é científico.
Tudo é perecível.
Nada é fixo no fluxo da história.
A evolucão é dialetica.
Com suas contradições, na destruição das anterioridades.
Pode se dizer que essas ideias aplicam também as ciencias naturais.
Entretanto, com uma grande diferença.
Observação efetivada pelo filosofo italiano Vico.
A história humana é realizada pelos homens.
Portanto, deve ser mudada a cada instante.
A história natural depende das leis naturais.
Karl Marx ao entender a epistemologia de Vico.
Ficou fascinado propondo as mudanças das leis sociais.
Dessa forma, nasceu e evoluiu o conceito ideologico da terminologia ideologia.
O reconhecimento da alienação do espírito.
A compreensão inadequada da realidade social e política.
Sendo a grande mistificação o liberalismo economico.
Hoje o que se denomina por neoliberalismo.
Edjar Dias de Vasconcelos.