Eu dei educação para o meu filho
Outro dia eu estava numa escola e faltavam alguns minutos para começar a reunião de pais. A diretora da escola onde trabalho costuma ter um diálogo com os pais no pátio da escola e depois disso os encaminha para as salas de aula onde os professores darão recados e mostrarão os boletins dos alunos. Como faltavam poucos minutos pra começar, o pátio já estava cheio de pais que ali aguardavam. O que me chamou atenção foi o seguinte fato, duas mães estavam conversando enquanto aguardavam a reunião começar. Uma delas tinha uma menina de aproximadamente uns quatro anos de idade. Enquanto sua mãe conversava com a amiga, a garotinha foi ao bebedouro e começou a jogar água no chão. A mãe por sua vez, falou pacientemente uma ou duas vezes para a garota parar, mas não tomou providências e continuou sua conversa; e a garota? Claro que continuou ensopando o pátio da escola com água, já que sua mãe dizia apenas Não, mas ficava para a pestinha, que aquele Não era na verdade um Sim.
Não demorou muito para uma outra mãe, que chegou um pouco em cima de hora, entrar afobada na escola e não perceber que o pátio estava molhado, escorregando assim no piso.
Olhando para tal fato, logo concluí que como aquela mãe não educou sua filha, essa falta de educação afetou uma outra pessoa, inocente, que nada tinha a ver com a falta de educação daquela garotinha e de sua mãe desatenta. A falta de educação está destruindo a nossa sociedade e a afeta terrivelmente. Com certeza, quando essa garotinha chegou para a sala de aula pela primeira vez, ao fazer algo que não podia, o professor disse Não e ela com certeza entendeu que o Não era Sim, pois foi assim que sua mãe a educou. Com certeza essa garotinha é o tornou-se um pesadelo para seus professores.
Um dos maiores problemas do trabalho do professor é este: a falta de educação das crianças que recebem todos os dias em suas salas de aula. Muitas crianças estão acostumadas a fazerem o que querem em suas casas com a permissão dos pais e crescem achando que farão o mesmo em qualquer lugar. O pior de tudo isso é ver muitos pais dizendo “eu dei educação para o meu filho”. Deu mesmo? Até deu, mas deu errado! Isso mesmo! Afinal, o que é educar? Educar significa ensinar, transmitir conhecimentos, instruir. Sendo assim, os pais não percebem, mas o tempo todo estão ensinando coisas para os seus filhos, muitas vezes os ensinamentos são bons e outras vezes não. Aquela mãe omissa ensinou sua filha que ela pode sim jogar água no chão de uma escola, afinal ela só dizia “Não”, mas permitia que a filha continuasse a fazer algo que prejudicou a outra mãe, mas que poderia ter prejudicado a ela mesma, que também estava sujeita a escorregar naquele piso molhado, cair e se machucar.
E isso lamentavelmente faz parte do dia a dia do profissional da educação. Ele está ali para transmitir conhecimento e valores sociais para o pleno desenvolvimento do educando como diz a legislação, mas valores básicos devem ser ensinados em casa. Sem falar que a mesma lei que define a escola como responsável pelo pleno desenvolvimento do educando diz que a educação é dever do estado e da família. Sendo assim, dar uma boa educação não é só responsabilidade da escola e nem do professor, é também uma obrigação da família.
Outro dia vi uma publicação em uma rede social que resume bem isso:
“Para que a escola seja a segunda casa, a casa precisa ser a primeira escola.”(autor desconhecido)