A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Durante muito tempo e ainda hoje, a educação tem sido passiva e descritiva.

A modificação das formas de ensinar implica em uma mudança na ideologia educativa dominante que terá repercussões em todo o sistema educativo.

E esta mudança das formas de ensino significa construir ou reconstruir o conhecimento do educando através do diálogo, ou seja, incentivá-lo a participar das atividades, colocando-o no processo de interação da vida escolar, o que lhe dará condições para que a espontaneidade esteja presente na expressão das emoções e ações de cada tarefa escolar.

Porém, a principal característica do educador ainda é a de que ele é apenas conferente, isto é, somente repassa de forma passiva os conteúdos aos alunos, transformando-os também em cidadãos passivos e subordinados. Não estaria mais do que na hora de mudar esta forma de educação? Por que tão grandes são as dificuldades de se criar um sujeito independente e criativo?

A escola tradicional ainda mantém aquele regime de distribuição de tempo nas atividades escolares que são iguais desde o 1º ano escolar até a universidade, e que, por ser assim, não conhece, ou não tem possibilidades de analisar as diferenças psicológicas dos educandos, o que lhes impede de planejar as atividades de acordo com as necessidades de desenvolvimento de cada um.

Construir o conhecimento através do diálogo não significa a ausência de conteúdos pelo professor, já que ele é o elemento central do processo educativo, mas se a sua experiência docente, seus métodos inovadores/motivadores não incentivarem a criatividade do educando, a aula pode se transformar num verdadeiro caos.

Ivonete Frasson
Enviado por Ivonete Frasson em 26/09/2017
Código do texto: T6125750
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.