A TAREFA DOS PAIS NA ESCOLA
É a luta natural pela vida, porque quem vive no meio de fera tem que ser fera também.
Francisco de Paula Melo Aguiar
Por incrível que pareça o mapa mundi divide o mundo em duas partes: Pólo Norte e Pólo Sul. Na realidade com o advento da rede mundial de computadores, a popular internet, ambos pólos tem o mundo dentro dos países ricos e/ou pobres, de primeiro, segundo e/ou terceiro mundo..., não importa em qual dos cinco continentes à luz dos fundamentos emanados da divisão geográfica e política mundial estejam os nossos pais de famílias.
Na atualidade em qualquer parte do mundo conhecida por nós humanos, existem pessoas que são acolhidas, expulsas e atendidas das mais diversas origens e nacionalidades. É uma mera questão de crença humanitária e não de religiosidade. Tem gente sendo expulsas de suas terras em qualquer parte da Terra.
A televisão e as redes sociais mostram as pessoas sendo expulsas de suas casas em qualquer parte do mundo, por questão de política, de religiosidade, de ética, de etnia, de orientação ideológica, sexual e moral, etc. O mundo vive de orelha em pé, porque a Coréia do Norte e os Estados Unidos da América, estão mutuamente trocando farpas, contando suas riquezas e bravatas de grandezas tecnológicas e de seus arsenais militares. Existem armamentos de que o mundo desconhece entre as partes envolvidas. Tudo não passa de uma questão de falta de educação e de tolerância mútua. O mundo têm que aprender a viver e a conviver assim como as pessoas com os diferentes em palavras, pensamentos e obras. E isso passa pelo crivo da educação familiar com a orientação em termos de ensino e instrução da escola.
Tanto é assim que em qualquer família educada e letrada do mundo, os pais dedicam todos os dias um pouco de seu tempo para conversar, acompanhar e orientar suas crianças e adolescentes em seus estudos e exercícios escolares cotidianos, bem como para saber o que sua prole anda fazendo na sociedade letra e ou iletrada. E isso representa a tarefa e/ou função individual familiar para transmitir para suas crianças e adolescentes: bons hábitos e/ou costumes, autocontrole emocional, material e espiritual, seriedade em tudo que pensa e faz, respeito a tudo e a todos que lhes são iguais e desiguais e/ou diferentes, crenças, procedimentos morais e éticos, procurando assim caminhar junto com sua prole, uma vez que é sua também a responsabilidade de definir e se posicionar diante dos processos de mudanças em termos de conceitos sociais e bem assim outras qualidades pessoais que devem ter seus filhos (crianças e/ou adolescentes).
Não é de hoje que se sabe a escola é o principal caminho e/ou agência de ensinar e de instruir crianças, adolescentes, adultos, etc., não importa a idade do alunado. A escola complementa a educação da criança e do adolescente recebida de sua família, segundo os valores éticos e morais de seus genitores, inclusive suas crenças e hábitos. A complementação que a escola pode e deve ter como norte neste sentido é justamente na parte da socialização, enfatizando a convivência e bem assim a tolerância com os diferentes, pois, a vida na coletividade, deve necessariamente envolver direta e indiretamente respeito, autodisciplina, disciplina e responsabilidade, a começar pelo interesse diário pelos estudos no chão escolar e em suas tarefas e/ou deveres de casa. Claro, os pais têm a responsabilidade direta e indiretamente de exigir de suas crianças e adolescentes, todos os dias, as tarefas e/ou deveres de casa. Inclusive ajudando seus filhos no cumprimento de tais deveres e/ou obrigações. Quem não aprende a fazer deveres de casa, tem tudo para não desenvolver e também chegar muito longe em suas atividades acadêmicas. Os estudos em sendo objeto de desprezo por tais crianças e adolescentes, o insucesso é garantido antecipadamente.
Um filho não nasce por acaso, nasce do amor de quem resolve ter um filho, assim sendo, os pais deve lhe dar atenção integral, assumindo a responsabilidade e acompanhamento diário nos seus estudos e no que ele inventa, cria, faz, quem são seus amigos, suas companhias, por anda, etc, nunca deixá-lo por conta e risco da educação oferecida pelo mundo dos amigos, das drogas, dos assaltos, dos crimes formais e informais, ... por conta do rolamento... E até porque no mundo dos animais irracionais, os filhotes de quaisquer espécies só são liberados e/ou libertados pelos pais quando “maduros” e/ou seja, já estão aptos a viver e a sobreviver à vida como ela é, sem depender de ajuda de ninguém. É a luta natural pela vida, porque quem vive no meio de fera tem que ser fera também.
No ambiente escolar, se ensina, se aprende e se compreende, porém, se apreende e se fixa o apreendido, através de estudo, exercícios, práticas, pesquisas, leituras, discussões e treinamentos cotidianos. Tudo isso deve ser uma prática constante, porque somente assim se forma o hábito da criança e do adolescente pelo estudar com vontade de aprender de fato e de avançar e/ou desenvolver seu sonho de realização pessoal e intelectual. E tal tarefa é da inteira responsabilidade com letra maiúscula dos pais e da família, em sua totalidade.
Não basta apenas que os pais matriculem seus filhos em uma boa escola pública e/ou privada, de primeiro mundo, com professores licenciados, mestres e doutores, com acompanhamento didático e psicopedagógico, inclusive que seja a melhor escola e/ou colégio da cidade dentre as demais existentes. É preciso sim, que os país cumpram o seu dever e/ou tarefa de casa também, acompanhando (as notas e/ou conceitos obtidos dos filhos), comparecendo as reuniões bimestrais, observando e orientando a vida acadêmica diária de suas crianças e adolescentes, pois, os estudos e as tarefas que todas as crianças e adolescentes levam para casa todos os dias, nem sempre são cumpridas por parte dos alunos porque em casa eles ficam por conta do rolamento, tem tempo para tudo e não tem tempo para fazer as tarefas e/ou deveres de casa, é bom lembrar de que estudante é aquele que estuda e não quem apenas carrega livros, tablet, celulares, calculadora, apostilas, cadernos, etc., e vai à escola, seja ela pública e/ou privada.
Não precisa ser pedagogo, filósofo e/ou cientista da educação para saber que a educação (é responsabilidade/tarefa dos pais e da família) e ensino (é responsabilidade/tarefa da escola), só se concretizam verdadeiramente com a integração, a convivência e a complementação mútua envolvendo os pais, os alunos e a escola. Se os pais deixam ao Deus dará... a educação de seus filhos, aí a sua missão e/ou tarefa deixa de ser imprescindível, porque deixam de cumprir a parte que lhe toca e o insucesso escolar, profissional e cidadão de seus filhos é certo.