"O TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é uma síndrome (conjunto de sintomas) caracterizada por distração, agitação / hiperatividade, impulsividade, esquecimento, desorganização, adiamento crônico, entre outras.
Todas as pessoas, tanto crianças quanto adultos, apresentam estas características em pelo menos algumas situações - o que é completamente normal. Porém, quando as queixas e os problemas causados por elas são muito intensos, pode ser alguma outra coisa - dentre as alternativas, que a causa dos problemas seja o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção. Se for este seu caso - ou se você estiver em dúvida, saiba que há diagnóstico e tratamento para TDAH, que pode prevenir e aliviar muito sofrimento.
Causas do TDAH - Um transtorno neuro-comportamental
O TDAH é um transtorno de "base orgânica", associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade, originando os sintomas do TDAH - déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade.
Normalmente, em atividades como estudo, leitura ou outras que exijam concentração, o cérebro aumenta os níveis de ativação, justamente para dar conta das exigências. Nos casos típicos de TDAH, a característica psicofisiológica mais comum é a hipofunção / hipoativação do córtex pré-frontal, na qual uma quantidade significativa de neurônios pulsam mais devagar que o esperado, especialmente quando as circunstâncias exigem maior esforço mental e, portanto, maior ativação.
Imagens funcionais do cérebro mostraram menor ativação das áreas frontais em portadores de TDAH, especialmente ao tentar concentrar ou realizar esforço mental. Estes desequilíbrios estão relacionados à ação de neurotransmissores, que por sua vez determinam os disparos elétricos dos neurônios. Apesar de não haver certeza sobre as causas destas alterações, estudos já apontaram forte correlação entre TDAH, tanto na forma de déficit de atenção quanto de hiperatividade e impulsividade, com hereditariedade."
https://dda-deficitdeatencao.com.br/oquee/
Apesar de não ser um problema de aprendizagem, o TDAH pode prejudicar a aprendizagem, principalmente no espaço escolar. Por se tratar de um transtorno que afeta o funcionamento cognitivo, inclusive a atenção concentrada, memória de curto prazo e velocidade de processamento mental, o TDAH interfere com o substrato cognitivo que torna possível a aprendizagem.
Sendo a atenção perdida com facilidade, os conteúdos a serem aprendidos não permanecem (em foco) por tempo suficiente para que ocorram os processos mentais necessários. Com a baixa velocidade de processamento, a manipulação mental das informações também ficam lentas. Assim sendo, o aluno não acompanha satisfatoriamente o fluxo de entrada dessas informações, fazendo com que o processo mais amplo da aprendizagem seja também comprometido.
Uma criança com TDAH tem capacidade em aprender normalmente, como qualquer outra criança. Em si, ela não precisa de "suporte diferenciado" em termos de estratégias; do contrário, o suporte diz mais respeito a auxílio para a manutenção do foco - como ter alguém ao lado para evitar distrações, atividades melhor estruturadas, rotinas e bons hábitos de estudo, eventualmente uso de medicação para minimizar distrações, ginástica cerebral e/ou estimulação cognitiva.
Vale ressaltar que o TDAH pode se manifestar de duas 'formas':
O TDAH combinado e o desatento.
Todas as pessoas, tanto crianças quanto adultos, apresentam estas características em pelo menos algumas situações - o que é completamente normal. Porém, quando as queixas e os problemas causados por elas são muito intensos, pode ser alguma outra coisa - dentre as alternativas, que a causa dos problemas seja o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção. Se for este seu caso - ou se você estiver em dúvida, saiba que há diagnóstico e tratamento para TDAH, que pode prevenir e aliviar muito sofrimento.
Causas do TDAH - Um transtorno neuro-comportamental
O TDAH é um transtorno de "base orgânica", associado a uma disfunção em áreas do córtex cerebral, conhecida como Lobo Pré-Frontal. Quando seu funcionamento está comprometido, ocorrem dificuldades com concentração, memória, hiperatividade e impulsividade, originando os sintomas do TDAH - déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade.
Normalmente, em atividades como estudo, leitura ou outras que exijam concentração, o cérebro aumenta os níveis de ativação, justamente para dar conta das exigências. Nos casos típicos de TDAH, a característica psicofisiológica mais comum é a hipofunção / hipoativação do córtex pré-frontal, na qual uma quantidade significativa de neurônios pulsam mais devagar que o esperado, especialmente quando as circunstâncias exigem maior esforço mental e, portanto, maior ativação.
Imagens funcionais do cérebro mostraram menor ativação das áreas frontais em portadores de TDAH, especialmente ao tentar concentrar ou realizar esforço mental. Estes desequilíbrios estão relacionados à ação de neurotransmissores, que por sua vez determinam os disparos elétricos dos neurônios. Apesar de não haver certeza sobre as causas destas alterações, estudos já apontaram forte correlação entre TDAH, tanto na forma de déficit de atenção quanto de hiperatividade e impulsividade, com hereditariedade."
https://dda-deficitdeatencao.com.br/oquee/
Apesar de não ser um problema de aprendizagem, o TDAH pode prejudicar a aprendizagem, principalmente no espaço escolar. Por se tratar de um transtorno que afeta o funcionamento cognitivo, inclusive a atenção concentrada, memória de curto prazo e velocidade de processamento mental, o TDAH interfere com o substrato cognitivo que torna possível a aprendizagem.
Sendo a atenção perdida com facilidade, os conteúdos a serem aprendidos não permanecem (em foco) por tempo suficiente para que ocorram os processos mentais necessários. Com a baixa velocidade de processamento, a manipulação mental das informações também ficam lentas. Assim sendo, o aluno não acompanha satisfatoriamente o fluxo de entrada dessas informações, fazendo com que o processo mais amplo da aprendizagem seja também comprometido.
Uma criança com TDAH tem capacidade em aprender normalmente, como qualquer outra criança. Em si, ela não precisa de "suporte diferenciado" em termos de estratégias; do contrário, o suporte diz mais respeito a auxílio para a manutenção do foco - como ter alguém ao lado para evitar distrações, atividades melhor estruturadas, rotinas e bons hábitos de estudo, eventualmente uso de medicação para minimizar distrações, ginástica cerebral e/ou estimulação cognitiva.
Vale ressaltar que o TDAH pode se manifestar de duas 'formas':
O TDAH combinado e o desatento.
Diferença entre o TDAH combinado e o desatento
O TDAH combinado é aquele que tem a hiperatividade e a impulsividade associada. Já o desatento é o caracterizado pela falta de atenção. Qual desses é mais prejudicial à vida escolar? O segundo tipo apresentado. O perfil desatento é mais propenso a ter dificuldades pedagógicas, com problemas de leitura, alfabetização, entre outros.
TDAH em dados científicos
Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo.
Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita. Já o TDAH combinado apresenta os seguintes dados: 20% de leitura, 40% de escrita e 30% de matemática.
De acordo com Tannock (2016) O TDAH é lento na velocidade e no processamento. A criança apresenta um ritmo diferente das outras. É importante salientar que os pais têm o peso considerável na vida dos filhos, ou seja, é preciso ter paciência e estimular o raciocínio do pequeno.
Além disso, o pobre processamento ortográfico é outra característica. A criança que demonstra isso deve ter um acompanhamento metódico dos pais e profissionais para que a habilidade de leitura e escrita seja satisfatória.
O déficit de habilidade fonológica é outro item que caracteriza o TDAH. Eles confundem o som por não ter atenção. Falemos as palavras de maneira correta e de forma que a criança entenda.
Pouca compreensão de leitura. O que fazer?
Pouca compreensão de leitura. Isso acontece porque eles decodificam as palavras ou entendem o que as palavras e os textos estão dizendo. A melhor maneira é ler o texto para o seu filho e explicar parágrafo por parágrafo.
Não exija uma leitura corrida até que a criança consiga desempenhar uma fluência. Se você quiser ler antes, faça. Depois peça para que seu pequeno leia.
Distração
Distração e sonolência são traços que o TDAH pode apresentar. O que fazer então? Na sala de aula, tente mudar o tom de voz e despertar a atenção. Em casa também. De forma que envolva o aluno e procure animá-lo.
O que vocês têm de fazer com a criança com TDAH, além de procurar ajuda profissional?
Simplesmente "evitar" que a criança erre. Falem para ela como deve ser feita suas lições. Esteja do lado dela, monitore e dê instruções objetivas para que o pequeno consiga acertar. Lembre-se sempre que o auxílio de uma equipe multidisciplinar é imprescindível.
Sei que são muitas as informações. A princípio a gente sente um certo 'impacto', principalmente quando não está habituado a ler sobre esses assuntos. Entretanto, confesso a vocês que cada vez mais eu me apaixono por essa temática e suas questões.
*****************************
www.isisdumont.prosaeverso.net
Fontes de pesquisa:
Site Neuro Saber entre outras leituras da Internet.
Imagens do Google.
O TDAH combinado é aquele que tem a hiperatividade e a impulsividade associada. Já o desatento é o caracterizado pela falta de atenção. Qual desses é mais prejudicial à vida escolar? O segundo tipo apresentado. O perfil desatento é mais propenso a ter dificuldades pedagógicas, com problemas de leitura, alfabetização, entre outros.
TDAH em dados científicos
Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo.
Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita. Já o TDAH combinado apresenta os seguintes dados: 20% de leitura, 40% de escrita e 30% de matemática.
De acordo com Tannock (2016) O TDAH é lento na velocidade e no processamento. A criança apresenta um ritmo diferente das outras. É importante salientar que os pais têm o peso considerável na vida dos filhos, ou seja, é preciso ter paciência e estimular o raciocínio do pequeno.
Além disso, o pobre processamento ortográfico é outra característica. A criança que demonstra isso deve ter um acompanhamento metódico dos pais e profissionais para que a habilidade de leitura e escrita seja satisfatória.
O déficit de habilidade fonológica é outro item que caracteriza o TDAH. Eles confundem o som por não ter atenção. Falemos as palavras de maneira correta e de forma que a criança entenda.
Pouca compreensão de leitura. O que fazer?
Pouca compreensão de leitura. Isso acontece porque eles decodificam as palavras ou entendem o que as palavras e os textos estão dizendo. A melhor maneira é ler o texto para o seu filho e explicar parágrafo por parágrafo.
Não exija uma leitura corrida até que a criança consiga desempenhar uma fluência. Se você quiser ler antes, faça. Depois peça para que seu pequeno leia.
Distração
Distração e sonolência são traços que o TDAH pode apresentar. O que fazer então? Na sala de aula, tente mudar o tom de voz e despertar a atenção. Em casa também. De forma que envolva o aluno e procure animá-lo.
O que vocês têm de fazer com a criança com TDAH, além de procurar ajuda profissional?
Simplesmente "evitar" que a criança erre. Falem para ela como deve ser feita suas lições. Esteja do lado dela, monitore e dê instruções objetivas para que o pequeno consiga acertar. Lembre-se sempre que o auxílio de uma equipe multidisciplinar é imprescindível.
Sei que são muitas as informações. A princípio a gente sente um certo 'impacto', principalmente quando não está habituado a ler sobre esses assuntos. Entretanto, confesso a vocês que cada vez mais eu me apaixono por essa temática e suas questões.
*****************************
www.isisdumont.prosaeverso.net
Fontes de pesquisa:
Site Neuro Saber entre outras leituras da Internet.
Imagens do Google.