Que tal um atalho para acelerar a aprovação no vestibular e no ENEM?
A preparação para o vestibular e o ENEM exige o máximo que um estudante pode oferecer no momento presente. Independentemente de quais são as suas metas de desempenho, do curso e do local que ele almeja estudar, ser aprovado em um processo seletivo concorrido exige foco, dedicação, disciplina e o máximo de sua saúde integral. E isso é necessário tanto para lidar com as centenas ou milhares de horas anuais, divididas entre sala de aula e estudos no contraturno, como também para poder persistir na busca por melhorar o seu desempenho constantemente, de maneira rápida e eficaz.
Ocorre que existe um atalho para que o estudante seja aprovado no Ensino Superior, com o máximo de velocidade e eficácia que lhe for possível no momento presente. Sim, existe um atalho, e esse atalho é um caminho muito falado, e que boa parte dos estudantes mais experientes já ouviram falar dele. Mas, por diversos motivos, muitos estudantes preferem seguir um caminho mais longo – por vezes mais difícil – ao invés de pegar esse atalho para serem aprovados. Esse atalho é: identificar com precisão os seus erros de preparação e os seus erros de realização de provas, buscando solucionar os principais motivos que levaram o estudante a ter um desempenho insuficiente, a fim de aumentar o seu desempenho como um todo o mais brevemente possível.
Quando se fala em erro de preparação, está se falando de estratégias inadequadas relacionadas ao tempo de estudo e descanso; ao modo de estudar e aprender; à eleição de prioridades diárias no período de preparação; e ao cuidado constante com a saúde física e mental. Já quando se fala nos erros encontrados na realização das provas, está se falando de estratégias inadequadas para lidar com a prova, de acordo com as regras do certame; de estudos insuficientes ou inadequados por parte do estudante; da falta de conhecimento sobre quais matérias e assuntos o estudante tem mais dificuldade; e da pouca familiaridade com a linguagem, os assuntos e as características específicas de cada prova, que são essenciais para a melhoria de desempenho dos estudantes.
Além disso, infelizmente, ainda é muito comum que o estudante erre uma questão em uma prova e acredite que ele necessite simplesmente estudar mais para ter um desempenho melhor. Isso é apenas uma parte da verdade. O estudante realmente poderá errar uma questão na prova por não saber um determinado conteúdo, ou por esquecer certos detalhes de um assunto. Mas ele poderá errar também por falta de atenção; por falha na interpretação do texto; por precipitação; por falta de tempo; e ainda por insegurança para marcar itens, como no caso de questões de provas como a da UFSC, que são do tipo somatório.
Uma maneira muito eficiente de identificar e trabalhar os erros do estudante é por meio do uso de tabelas, que poderão ser aplicadas para avaliar o desenvolvimento dos estudantes no decorrer da sua preparação. As tabelas podem ser utilizadas para ajudar a organizar a rotina do estudante; para definir os conteúdos a serem estudados ao longo de sua preparação; para avaliar o seu desempenho em uma ou em várias provas; para comparar o desempenho do estudante em provas similares; para facilitar o levantamento do tipo de erro e da quantidade de erros encontrados em exercícios, provas e simulados; e ainda podem ser utilizadas para o estudante anotar quais assuntos ele encontrou mais dificuldade, durante a realização de exercícios, provas e simulados.
Vale lembrar que o estudante não precisará percorrer esse caminho sozinho. Em busca de atalhos, ele poderá buscar o auxílio e a orientação de profissionais capacitados para realizar esse tipo de trabalho, ou até mesmo buscar o auxílio de amigos e colegas mais experientes, a fim de facilitar o seu desenvolvimento como um todo.
Uma preparação adequada para quem almeja alcançar uma vaga concorrida em um curso de Ensino Superior exigirá um desempenho alto, com o mínimo de erros e o máximo de acertos possíveis por parte do estudante. Por isso, é importante que ele desenvolva com precisão a sua habilidade de identificar e diminuir os seus erros de preparação e de realização de provas, pois isso poderá acelerar o seu processo de aprovação, que poderá ocorrer da maneira mais rápida, eficaz e saudável que for possível de acordo com o perfil de cada estudante.