RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA MANEIRA DIFERENTE DE USAR A MATEMÁTICA E TOMAR DECISÕES MAIS ASSERTIVAS
Com as mudanças e transformações atuais, em que as pessoas precisam estar preparadas para atuar de forma dinâmica e interativa, usando o pensamento critico, a capacidade de observação, a dedução, a rapidez e a agilidade para tomada de decisão, o raciocínio lógico representa um importante recurso de desenvolvimento de diferentes habilidades de um cidadão.
Refletindo sobre essa concepção, torna-se importante fazer um questionamento orientador que conduz a uma análise: Como o raciocínio lógico pode contribuir na melhoria do desempenho produtivo de uma pessoa, desenvolvendo as habilidades que ela precisa para atuar com dinamismo na sociedade em que vive?
É notável que um ser humano mais dinâmico e produtivo tenha maiores possibilidades de vencer os desafios do mundo moderno. Nesse sentido, quando não se tem essas habilidades desenvolvidas, surge a necessidade de construir os caminhos necessários para atingir esses objetivos.
A Lógica é uma excelente ferramenta que pode ser usada por todas as pessoas no desenvolvimento do raciocínio lógico dedutivo, tornando-as mais seguras e confiantes diante dos inúmeros desafios do cotidiano. Assim, usar os conceitos de dedução, indução e abdução para solucionar um determinado problema, constitui um conjunto de estratégias diferenciadas de agir e pensar que podem contribuir para a atividade diária de qualquer profissional.
Nessa perspectiva, a necessidade de estruturar os pensamentos de forma lógica e sequencial, até chegar a uma determinada conclusão, constitui uma premissa importante para todos aqueles que pretendem obter soluções mais assertivas em sua prática profissional.
Nesse contexto, o raciocínio lógico matemático proporciona através de diferentes situações e em diversos níveis de conhecimento, a capacidade de estruturação de ideias e desenvolvimento de estratégias de cálculo mental, construindo a sustentação indispensável para o aperfeiçoamento das agilidades matemáticas de qualquer indivíduo.
Dentro dessa perspectiva, a Lógica precisa seguir um percurso que vai desde as ideias mais simples, como as questões de Lógica sequencial, até chegar às ideias mais complexas, adentrando na Lógica da Argumentação com seu universo de proposições, operadores lógicos e tabelas-verdade.
É importante ressaltar as contribuições do Raciocínio Analítico ao proporcionar através da análise e da interpretação, o desenvolvimento da capacidade de investigar situações e fazer inferências, habilidades que todo ser humano necessita para construir uma leitura de mundo mais abrangente e sistêmica.
Assim, pode-se reconhecer que o Raciocínio Lógico assume o papel de impulsionador do aperfeiçoamento de competências e habilidades de um cidadão, deixando-o mais produtivo, mais observador, mais criterioso e elevando o seu nível de conhecimento de tal maneira que ele possa utilizar novas formas de enxergar os conteúdos matemáticos, bem como compreender melhor o mundo que o cerca.
Contudo, a Lógica é a chave que abre as portas para a compreensão do mundo, ensinando o ser humano a agir de forma mais prudente em suas decisões, tornando-se mais perceptivo e preparado para enfrentar os mais diversos problemas de sua vida profissional.