EGITO

E G I T O

Um dos mais importantes países do norte da África é o Egito, está espremido entre dois desertos o da Líbia e o da Arábia. Para praticar a agricultura os egípcios aproveitavam as cheias do rio Nilo, entre junho e outubro ocorrem as chuvas, o rio enche transborda e umedece a terra ao seu redor, a partir de novembro as águas baixam e a terra fica coberta por uma rica camada de húmus onde são feita as plantações, entre abril e junho é feita a colheita. Desde 5000aC os povos se estabeleceram nas margens do Nilo, plantavam trigo, cevada, centeio, linho algodão, frutas, legumes e papiro. Formaram dois grandes reinos Alto Egito no Sul e Baixo Egito no norte. Por volta do ano 3100aC o rei Menés do Alto Egito (Sul) conquistou o reino do Baixo Egito e unificou os dois reinos. O rei Menés foi o primeiro Faraó e fundador da primeira dinastia. Nascia assim o império egípcio que teve como capital a cidade de Tinis, Mênfis e atualmente Cairo. O antigo império corresponde a 2680 a 2180aC, nessa época foram construídas as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos e a esfinge de Gizé. Médio império 2040 a 1780aC período de expansão do império para o sul, conquistando a Núbia região rica em ouro. Devido a disputas internas o Egito enfraqueceu e foram invadidos e dominados pelos hicsos por um período de 150 anos (1720 a 1570aC).

O novo império 1570 a 1070aC inicia com a expulsão dos hicsos, organizaram um grande exército e tomaram a Núbia, Síria, Fenícia e Palestina, com essas conquistas o Faraó se tornou muito poderoso. Os nobres e chefes militares se tornaram muito rico e o povo empobrecido devido a muitos impostos, os camponeses as vezes tinham de abandonar suas terras para servir no exército. Devido a lutas internas entre os século VIII e V aC o Egito foi invadido por Núbios, Assírios e Persa. O faraó era considerado um Deus para os egípcios e gozava de total poder como rei e divindade, acumulava muita riqueza, mas o povo era pobre. Com o dinheiro arrecadado pagava o exército e funcionários. Os faraós mandaram construir gigantescos túmulos denominados de Pirâmides, são obras monumentais fabricadas com pedras. Dentre os funcionários do rei o Vizir era o de mais alto grau, era a maior autoridade depois do Faraó. Cabia ao vizir toda a administração do reino, praticar justiça e cuidar das finanças. Os escribas eram pessoas que sabiam escrever e calcular cuidavam de toda parte comercial do império. Os sacerdotes também eram muito ricos por receber impostos e oferendas do povo. Os artesão e militares também gozavam de prestígio e riqueza, muitos militares lutavam em troca de terras ou parte dos saques realizados durante as guerras.

Os camponeses chamados de felás tinham uma vida muito difícil e pobre, era a maior parte da população, eles recebiam apenas uma pequena parte das terras que cultivavam, eles plantavam colhiam, abriam canais, faziam todo tipo de serviço sujo e pesado. Os escravos eram em geral prisioneiros de guerra e realizavam todo trabalho perigoso, sujo e pesado nas minas, pedreiras e obras públicas, o tempo de vida de um escravo era muito curto. Quanto a religião todos os egípcios acreditavam na vida após a morte. Eles acreditavam em vários deuses como Osíris com forma humana, Ammit com forma animal e Hóros corpo de homem e cabeça de falcão. Amon-Ra considerado o criador do universo era o mais temido, o mais popular era Osíris, eles acreditavam que toda pessoa após a morte era julgado no tribunal de Osíris. Em caso de absolvição a alma poderia retornar para o corpo a que pertencia, por isso desenvolveram a técnica da mumificação. O faraó era enterrado com vários escravos e funcionários além de muita riqueza. Em 1922 foi descoberto o túmulo do faraó Tutancâmon com uma fortuna imensa formada por muitos objetos de ouro. Os egípcios desenvolveram vários tipos de escrita, a maioria ainda não decifrada. O alimento que o faraó arrecadava com impostos eram utilizados nas épocas difíceis e distribuídos para o povo. Os egípcios se preocupavam muito com o asseio corporal, usavam óleos e perfumes, acredita-se que a maquiagem que também servia para proteger o corpo, tenha sido inventada no antigo Egito. Provavelmente o batom é uma delas, utilizado segundo alguns historiadores entre as meretrizes.