DE JUSCELINO A JANGO

Getulio Vargas morreu em 1954, no ano seguinte em 1955 o povo brasileiro elegeu para presidente um médico mineiro Juscelino Kubitschek de Oliveira do PSD (Partido Social Democrata) e como vice João Goulart (Jango) do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro ), A UDN (Aliança Democrática Nacional) não se conformou com a derrota nas eleições, Carlos Lacerda seu principal líder passou a dizer que os eleitos não tinham obtido a maioria absoluta (50% + 1) que eram apoiado pelos comunistas e que era necessário um golpe militar para impedir a posse de Juscelino e Jango. Mas o golpe não aconteceu, o general legalista Henrique Teixeira Lott colocou seus soldados nas ruas, obrigou os golpistas a fugir e garantiu a posse de Juscelino. Juscelino Kubitschek de Oliveira usou em sua campanha prometendo que faria o Brasil progredir 50 anos em 5 (tempo de duração de seu mandato), sua política de desenvolvimento era chamada de desenvolvimentismo. Pode ser comparada ao nacionalismo de Vargas. Ambos desejavam industrializar o Brasil, mas a diferença era que Getulio pretendia que fosse com capital (dinheiro) brasileiro, ao passo que Juscelino preferiu abrir as portas do Brasil para o capital estrangeiro. Tanto Vargas como JK defendiam a tese da industrialização acelerada como forma de desenvolver e industrializar o país, portanto Vargas acreditava que o governo deveria limitar a entrada de capital estrangeiro, para JK o governo deveria atrair capital estrangeiro, facilitando a importação de máquinas e equipamentos e consedendo a isenção de impostos por vários anos.

Juscelino apresentou ao país seu plano de metas que previa investimentos públicos em 5 grandes áreas.

Energia, transporte, industria, alimentação e educação. Para dar andamento ao seu programa o governo investiu milhões na industria de base, construiu a siderúrgica Usiminas e Cosipa, hidroelétricas como Três Marias e Furnas, portos e 20 mil km de estradas de rodagem. Nesse compasso não sobrava dinheiro para cuidar das ferrovias, as quais foram gradativamente sucateadas. Facilitou a entrada de empresas que produziam bens de consumo, montadoras de automóveis como a Volks, Ford e General Motors que se instalaram no ABC paulista. Com o sucesso das empresas de automóveis o governo passou a investir em estradas de rodagem, dando preferência ao transporte particular,o governo deixou de lado os transportes coletivos como os trens, as ferrovias foram abandonadas e o país passou a depender cada vez mais do petróleo e seus derivados. Puxada pela industria a economia brasileira cresceu a uma taxa média de 8% ao ano indicando que o plano de metas foi bem sucedido. A construção de Brasília (idealizada por José Bonifácio durante o governo de D. Pedro II) foi um indicativo do sucesso de seu governo, no entanto se por um lado o governo de JK conseguiu uma arrancada industrial, por outro permitiu que a inflação chegasse na casa dos 30% ao ano, esse fator corroia o salário do trabalhador.

O crescimento promovido pela industrialização gerou muitos empregos, mas não beneficiou igualmente todas as regiões brasileiras, as empresas se instalaram principalmente no sudeste, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, o que aumentou ainda mais as diferenças socioeconômicas entre as regiões do país. Isso contribuiu para que ocorresse na época forte migração para a região sudeste, milhares de nordestinos e de mineiros deixaram sua terra natal e se mudaram para São Paulo, Rio e Belo Horizonte em busca de emprego na industria. Concluindo, no final do governo JK o Brasil cresceu muito, porém os lucros gerados ficaram muito abaixo do esperado em relação do capital investido, o Brasil estava produzindo, mas continuava pobre e agora muito endividado. Olhando por esse aspecto a riqueza criada no país também nãofoi igualmente dividida entre a população, os ricos estavam agora mais ricos e os pobres mais pobres, aumentando assim a desigualdade social.

No campo sócio cultural tivemos muitas mudanças na musica popular brasileira MPB, com compositores e cantores tais como João Gilberto, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e outros.

No esporte o Brasil ganhou a primeira copa do mundo na Suécia em 1958 com craques tais como o goleiro Gilmar, Garrincha, Newton Santos, Didi e Pelé. Ao chegar no Brasil com a Taça os jogadores foram recebidos festivamente pelo povo e pelo presidente, o que contribuiu para aumentar sua popularidade.

JK governou com o apoio do Congresso Nacional e com liberdade de imprensa, conseguindo com isso manter a estabilidade política. Por isso pode-se dizer que o governo JK foi de crescimento industrial e estabilidade política, mas foram também anos de inflação alta e aumento da desigualdade social e regional.

Ao final do governo de Juscelino Kubitschek foi eleito para presidente o mato-grossense Janio da Silva Quadros, apoiado pela UDN como vice de Janio foi eleito novamente João Goulart apoiado pelo PTB e PSD

Janio da Silva Quadros foi um típico líder populista, para ganhar votos prometia se eleito varrer a corrupção instalada no governo, para reforçar a imagem de político honesto usava uma vassoura como símbolo de sua campanha. O “Jingle” da campanha de Janio possuía um versinho muito repetido na época. “varre, varre vassourinha/ varre varre a bandalheira/ que o povo está cansado/ de sofrer dessa maneira.”

Quando Janio assumiu o governo em 61 a inflação e a divida externa brasileira estavam altas, e parte daquela dívida tinha de ser paga naquele mesmo ano. Janio decidiu então restringir os gastos, para isso diminuiu o crédito para os empresários, congelou os salários e cortou a ajuda para a compra de trigo e petróleo, o que provocou o aumento de 100% no pão e combustíveis. Com essas medidas o governo ganhou a confiança do FMI (Fundo Monetário Internacional o qual emprestava dinheiro para os governos) e conseguiu renegociar a dívida externa, mas descontentou a população e perdeu popularidade. Outro desgaste no seu governo foi quando se envolveu em questões que não diz respeito a um governador, proibiu as brigas de galo, o lança perfume nos bailes de carnaval e o uso de biquíni nas prais.

O governo de Janio negou-se a se manter alinhado com aos EUA e iniciou uma aproximação com a URSS e China comunista. Colocou-se contra a invasão de Cuba pelo EUA e apoiou as lutas dos países africanos para se tornar independente de Portugal. Essa política externa independente descontentou o EUA, os chefes militares brasileiros, os empresários e comerciantes nacionais, os lideres da UDN como Carlos Lacerda e para fechar com chave de ouro condecorou o guerrilheiro Ernesto Che Guevara que lutou pela independência de Cuba contra o EUA, com a mais alta honraria brasileira que era a medalha a Ordem do Cruzeiro do Sul.. Com tantos erros cometidos foi o que podemos chamar de suicídio político.

O capítulo referente a condecoração do ministro cubano merece um destaque, segundo o historiador Boris Fausto, Cuba estava alinhada com a URSS inimiga ferrenha do EUA em plena guerra fria, não havia nesse gesto qualquer intenção de demonstrar apoio ao comunismo, essa atitude simbolizava para o grande público e para a política externa os rumos da política externa independente que Janio começava a por em pratica. Essa política consistia em uma terceira via para o Brasil entre os dois blocos comunista e capitalista em confronto, Janio acreditava obter vantagens devido a disputa entre os dois, mas não foi o que ocorreu.

Após a condecoração a Che, Carlos Lacerda passou a acusar Janio de ser aliado dos comunistas e pretender implantar uma ditadura no Brasil. Em 25 de agosto de 1961 Janio surpreendeu a nação, renunciou a presidência da república e deixou uma carta dirigida ao congresso. A intenção de Janio era que o congresso não aceitasse seu pedido de renuncia e que o povo saísse às ruas exigindo sua permanência, como fizeram com Getulio em 45. Dessa forma ele poderia impor condições para seu retorno, como por exemplo governar sem consultar o congresso. No entanto seu plano falhou. O congresso aceitou sua renuncia Janio Quadros não contava com forças para garantir sua permanência a maioria do congresso era de oposição formada pelo PSD e PTB, a elite e os empresários estavam em desacordo com sua política econômica, os chefes militares também se opunham a Janio e para completar as camadas mais baixas da população também estavam descontentes devido a alta inflação, perda do poder de compra e baixos salários.

Com a renuncia de Janio de acordo com a constituição o governo deveria ser entregue a João Goulart, mas nem todos eram favoráveis. Eram contra a UDN, chefes militares, grandes empresários nacionais e estrangeiros, ministros militares chegaram a acusar Jango de estar ligado ao comunismo internacional. No dia da renuncia de Janio, Jango encontrava-se em missão diplomática na China e teve de retornar as pressas.

Alguns historiadores defendem a hipótese de que o avião de Jango seria derrubado quando entrasse no espaço aéreo brasileiro e para evitar isso Jango da a volta no continente, desembarca no Uruguai e entra no Brasil pelo Rio Grande do Sul. Por outro lado lideres de movimentos sociais e estudantis e alguns governadores como Leonel Brizola do Rio de Janeiro eram favoráveis a posse de Jango. O país caminhava em direção a uma guerra civil, para evitar esse confronto o congresso propôs que Jango assumisse se aceitasse o parlamentarismo, Jango para evitar derramamento de sangue aceitou. (parlamentarismo é quando o governo só pode fazer aquilo que o parlamento aprovar. Como na Inglaterra). Mas logo que tomou posso em setembro começou a articular a volta do presidencialismo. Estava prevista em lei a realização de um plebiscito para ver se o povo queria um parlamentarismo ou presidencialismo. (plebiscito é consulta a população por sistema de voto). Em 6 de janeiro de 1963 quase 80% dos eleitores disseram não ao parlamentarismo e devolveram a chefia do governo a João Goulart.

Jango prometeu realizar as reformas de base tais como, agrária, administrativa, bancária, tributária, eleitoral e educacional. Com isso procurava buscar apoio das camadas baixa e média que eram a maioria, mas a sociedade brasileira logo se dividiu em relação a essas reformas, portanto perdendo força.

Eram favoráveis as reformas os movimentos estudantil, católico e operário. A UNE (União Nacional dos Estudantes) reivindicava justiça social e fim do analfabetismo que na época era muito elevado. No meio religioso as duas mais importantes eram a JOC ( Juventude Operária Católica) e a JUC (Juventude Universitária Católica). Entre a classe operária quem liderava era a CGT (Comando Geral dos Trabalhadores) fundada em 1962. Os camponeses também se manifestaram com a Liga Camponesa liderados pelo advogado pernambucano Francisco Julião. Julião defendia uma reforma agrária que limitasse a quantidade de terras que uma pessoa podia possuir. (Lembre-se terra é sinônimo de poder) defendia também a sindicalização do trabalhador rural e um imposto progressivo sobre as terras não cultivadas.

O governo Jango foi conturbado, parte do empresariado desconfiava dele e diminuiu seus investimentos na produção ocasionando queda do nível de emprego. O custo das obras essenciais obrigava o governo a emitir dinheiro. A queda da produção e a emissão de dinheiro elevaram a inflação, diminuindo o poder de compra dos salários, o que gerou tensão entre patrões empregados, resultando em greves constantes, combatidas com violência pela polícia.

Eram contrárias as reformas de base, grandes empresários, parte do alto clero, alguns oficiais do exército e o Instituto Brasileiro de Ação Democrática e o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, ambos mantidos com o dinheiro de empresários brasileiros e norte americanos. Essas organizações investiam milhões de dólares em propaganda contra o governo Jango. Grandes jornais como O Estado de São Paulo e a Tribuna da Imprensa (Carlos Lacerda) também atacavam o governo, tendo ou não razão.

As duas facções antagônicas radicalizavam, os movimentos em favor do povo exigiam que Jango cumprisse as reformas de base, a oposição acusava o governo de ter perdido a autoridade e estar aliado com os comunistas. Goulart por sua vez decidiu se aproximar do povo e realizou um grande comício em frente a estação de trem Central do Brasil no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964, se colocando a favor das reformas de base. Nesse comício diante de milhares de pessoas o governo assinou dois decretos de grande impacto popular. Nacionalizava todas as refinarias de petróleo particulares. O outro desapropriava para fins de reforma agrária, as terras com mais de 100 hectares (1 hectare = 100 X 100 = 10.000 m² ) situadas numa faixa de 10 km das rodovias e ferrovias federais. Para se contrapor as reformas de Goulart no dia 19 de março de 64 autoridades civis e religiosas promoveram na capital paulista uma gigantesca passeata denominada de A MARCHA DA FAMILIA COM DEUS PELA LIBERDADE. Na realidade esse nome foi escolhido para enganar o povo brasileiro. O povo participou sem na realidade saber o que estava ocorrendo.

Para induzir o povo a aderir em favor da oposição, os meios de comunicação aliado ao alto clero anunciavam que Jango pretendia implantar o comunismo no Brasil e, que o comunismo era uma coisa ruim para o país e para o povo, que no comunismo as igrejas seriam fechadas e o povo proibido de ter uma religião, mas na realidade a grande maioria da população não tinha a menor noção do que era o comunismo.

Na semana seguinte o problema se agravou, um grupo de fuzileiros navais foram enviados para prender mais de mil marinheiros que estavam promovendo uma manifestação no sindicato dos metalúrgicos na Guanabara, ao invés de prender os manifestantes os fuzileiros se aliaram a eles. O governo João Goulart pôs fim a rebelião, mas não puniu os manifestantes. Os oficiais das forças armadas consideraram essa atitude um incentivo a quebra de disciplina e da hierarquia e reunindo-se a alguns civis deram o Golpe de Estado.

Na madrugada de 31 de março de 1964 as tropas do general mineiro Olímpio Mourão Filho, marcharam em direção ao Rio de Janeiro afim de derrubar João Goulart. Recebeu o apoio do comandante do II exército de São Paulo, dos governadores Magalhães Pinto de Minas, Ademar de Barros de S. Paulo e Carlos Lacerda da Guanabara, principalmente apoio militar do EUA, havia um porta aviões na costa brasileira. João Goulart para evitar um derramamento de sangue, preferiu não resistir. Os militares tomaram o poder afirmando que estavam salvando o país do anarquismo e do comunismo. Era o fim da República Populista e início do Regime Militar. O primeiro presidente militar foi Humberto de Alencar Castelo Branco sendo sucedido por inúmeros generais, o ultimo foi João Batista de Figueiredo. O regime militar perdurou até 1985 com a eleição do primeiro presidente civil Tancredo Neves, o qual não chegou a assumir por morrer antes da posse, em seu lugar assumiu o maranhense José de Ribamar Ferreira Costa, conhecido como José Sarney.

Convém esclarecer, a diferença entre revolução e golpe de estado.

Na revolução o povo participa, geralmente ocorrem mortes nos combates, ocorre a mudança de regime político. Como exemplo temos a Revolução Francesa em 1789 e a Revolução Russa ocorrida em 1917.

No Golpe de Estado o povo não participa, não ocorre combates, não há a mudança no regime político, o poder apenas troca de mãos, o povo apenas assiste sem poder fazer e entender nada.

No capitalismo o meio de produção é particular, nesse regime o empresário é dono do meio de produção, ele monta a fábrica, vende o produto e fica com a maior parte do lucro, enquanto o trabalhador vende sua mão de obra e recebe um salário pré estipulado. Com esse salário o trabalhador mantém a si e a família, arcando com todos os custos de alimentação, moradia, transporte, vestuário, saúde, educação etc.

No socialismo o qual é o primeiro passo para o comunismo, o meio de produção é estatal, isto o governo é dono de toda produção, não visa lucro, a produção é destinada a suprir as necessidades do país da população e o excedente é exportado, resumindo toda produção do país pertence ao governo, e este por sua vez provem o povo de tudo que ela precisa inclusive lazer, nesse sentido como o trabalhador fabril não dispõe de recursos, o governo distribui nas fábricas ingressos para teatro, balé e outras diversões, no comunismo não há divisão de classes sociais, não há ricos e pobres todos são iguais tendo os mesmos direitos e benefícios.

A partir da década de 50 um afro-americano pastor Martin Luther King nascido em Atalanta na Geórgia ( sul do EUA) inicia no EUA no estado do Alabama uma luta anti racismo, na qual pretendia eliminar todas as leis raciais contra os negros americanos, em 64 o congresso americano aprovou a Lei dos Direitos Civis, o qual proibia a discriminação racial em locais e órgãos públicos. Martin Luther King foi assassinado por um extremista branco, o que fez aumentar a intolerância racial no EUA e, gerou uma grande onda de violência pelo país inteiro.