C H I N A ? O QUE VOCE SABE?

Por Volta do ano 5000aC já havia a presença de seres humanos na China, esse povoamento começou às margens do Rio Amarelo, o qual funcionava igual o Rio Nilo para o Egito. Os chineses aproveitavam quando as águas do Rio Amarelo baixavam para praticarem a agricultura. Plantavam painço, arroz, outros cereais, criavam porcos, cabras e gado em pequena escala. Por volta do ano 2000aC os chineses já faziam uso da cerâmica em vasos, panelas, jarros, bacias, taças, etc. onde guardavam alimentos e líquidos. Nessa época eles já conheciam a seda que usavam para fiar e tecer suas roupas. Por volta do ano 1750aC a família Chang chegou ao poder e fundou a primeira dinastia. Durante a dinastia Chang aperfeiçoaram a escrita, trabalhavam com bronze para armas e ferramentas, e se empenharam em guerras através da qual ampliaram seu território. A dinastia Chang foi derrotada pela dinastia Chou no ano de 1122aC. A dinastia Chou dominou a China por quase 1000 anos. Com um exército bem estruturado conquistavam novas terras que eram distribuídas aos nobres, em 480aC haviam sete principados independentes, que guerreavam entre si. A vitória coube ao príncipe Chin. Huang Ti que conquistou os outros seis e assumiu o poder em 221aC unificando esses reinos. Durante o governo de Huang Ti adotou um sistema único de pesos e medidas, uma mesma escrita e as mesmas leis para o país inteiro.

Quanto aos cargos públicos eram preenchidos por pessoas que prestavam concurso se passasse ganhava o emprego, antes o emprego no governo era apenas para os nobres. Deu um grande impulso na construção da grande muralha. Por todos esses feitos Huang Ti da dinastia Chin. é considerado o fundador do império chinês. Enfraquecido por muitas guerras e revoltas internas Huang Ti morreu em 210aC, gerando crise e disputa pelo poder, vencida por Liu Bang em 202aC. Que fundou a dinastia Hang. Por volta do ano 138 A.C. um imperador Han enviou seus soldados para combater os hunos que estavam atacando suas fronteiras. Ficaram espantados ao descobrir que havia outros povos, que eles os chineses não eram os únicos, maior foi sua surpresa ao descobrir que no ocidente havia outro império gigantesco chamado Roma. E com os romanos passou a ter um comércio intenso. Na dinastia Han houve muito progresso tecnológico, aprimoraram a produção de ferro que favoreceu a produção de alimentos, tecidos cerâmicas e outros produtos que passaram a comercializar com o ocidente. Os nobres eram donos das maiores parte de terras.

Por volta do século VII (601 a 700) na Europa o poder era dividido entres os senhores feudais, na China o poder era exercido pelo imperador. As cidades europeias declinavam, enquanto as cidades chinesas cresciam. Entre os sec. VII e XIV a China foi governada por quatro dinastias, dinastia Tang, era das cinco dinastias, dinastia Song no século X (901 a 1000). De 1279 a 1368 dinastia dos mongóis, tribo a qual pertencia Demogin (Gengis Kan 1162 a 1227 ) foi ele que unificou todas as tribos mongóis, conquistou um imenso território equivalente a duas vezes o tamanho do Brasil.

Dinastia Tang= é considerada a época de ouro da China medieval, conquistaram vasto território que vai da Coréia a leste até Pérsia a oeste, quando foi detido pelos árabes muçulmanos em 751. Na época da dinastia Tang o imperador governava por decreto. A nobreza grupo rico e prestigiado da sociedade dominava também a vida política ocupando importantes cargos no governo, alguns eram parentes do imperador. Outro grupo prestigiado era a dos mercadores, entre os quais havia muitos estrangeiros. O principal produto que a China exportava era a seda e a porcelana que iam para a Europa e eram pagos com ouro. Outro grupo de menor importância eram os artesãos e por fim o grupo mais inferiorizado a dos camponeses que formava a maior parte da população. A sociedade chinesa estava assim constituída quando foi fortemente influenciado por uma religião vinda da Índia, o Budismo, fundada pelo príncipe Sidarta Gautama filho de um rico marajá.

O budismo é uma religião surgida na Índia a partir dos ensinamentos de Sidarta nascido na Índia no séc. VIaC, Sidarta abandonou sua vida de luxo e prazeres para viver entre os pobres e meditar, o que ele mais desejava descobrir era por que o homem sofre. Após muito meditar chegou a conclusão que a fonte de todo o sofrimento é o desejo, desejo de poder, riqueza, fama etc. Acreditava que libertando-se do desejo, a pessoa eliminaria o sofrimento e atingiria o Nirvana ( estado de graça, de espírito) . Buda significa o iluminado, ele acreditava na reencarnação, isto é, que a alma não morre com o corpo, mas continua a existir em outro corpo Os principais responsáveis pela entrada do budismo na China foram os comerciantes que viajavam por diversas cidades levando muitas notícias e costumes. Assim como o cristianismo se espalhou de Roma para o resto do mundo, o budismo se alastrou da China para o oriente, Tibete, Coréia e Japão.

A medida que o budismo foi crescendo o governo chinês passou a perseguir os budistas por vários motivos: Os monges não pagavam impostos sobre o mosteiro e as fazendas que possuíam, os budistas por ser uma religião pacifista se negavam a participar do exército e se negavam a lutar nas guerras pelo império. Em 845 o governo chinês acusou os budistas de ser uma religião de estrangeiros e de enfraquecer a China. Em seguida se apropriou dos bens e terras dos monges e destruiu vários mosteiros. Hoje o budismo é uma religião com influência em várias partes do mundo inclusive no Brasil.

Durante a dinastia Song iniciada no ano de 960 registrou-se o cultivo do arroz e outros cereais, aumentou muito a oferta de alimentos a população chegou a 100 milhões de habitantes, o governo incentivou a navegação de longas distâncias e apoiou o comércio, passou a manter orfanatos, cemitérios e celeiros comuns que antes era feito pelos monges. Durantes os séc. X e XI a China passou por um processo de urbanização acelerado, na cidade de Kai-Feng formou-se um grande centro comercial com lojas restaurantes e hospedarias. Além de estradas calçadas com pedras e tijolos os chineses usavam os rios como via de transporte. As viagens de longa distância tornaram-se mais seguras com os grandes veleiros a invenção da bussola e da pólvora. Na índia os chineses trocavam seus produtos com os árabes.

Invasões na China antiga= em 1127 guerreiros conhecidos como Tártaros invadiram o norte da China. No séc. XIII quem invadiu a China foram os mongóis liderados por Gengis Khan. Seu Neto Kublai Khan venceu os chineses em 1279 e tornou-se imperador com o nome de Yuan. Foi nessa época que o europeu Marco Polo visitou a China e registrou em seu livro vários dados sobre os chineses, o europeu não sabia quase nada sobre a China devido a grande distância e dificuldade de comunicação, ataques hunos e mongóis. No caso dos chineses antigos religião e filosofia estavam relacionados, as duas principais religiões eram o confucionismo (Filósofo Confúcio 551aC a 479aC.) e o taoismo (filósofo Lao Tse).

Invasões japonesas na China= a primeira foi em 1894-1895 início do imperialismo japonês, a segunda foi em 7/7/1937 a 1945 quando os japoneses invadiram o norte chinês a Manchúria, região rica em carvão, petróleo e minérios. A China estava enfraquecida passando pelo fim da monarquia e a disputa entre o Governo de Shiang Kai-Shek e as tropas populares e comunistas (exercito vermelho) de Mao Tse Tung. As atrocidades dos soldados japoneses contra os civis chineses foram enormes, o que motivou ódio do povo chinês contra os japoneses. Os soldados de Mao Tse Tung não maltratavam a população e cada vez mais ganhavam sua simpatia. Kai Shek por sua vez concentrava suas forças contra Mao Tse Tung e não contra os japoneses. Em uma batalha feroz e decisiva os soldados vermelhos de Mao conseguiram expulsar os japoneses que ao fugirem deixaram para traz muitos armamentos e munição, Mao apoderou-se desse armamento e usou para vencer Kai Shek. Mao governou a China de outubro de 1949 a 1976. Enfrentou todo o período da Guerra Fria em que ajudou a compor a Cortina de Ferro. Sua principal meta de governo foi recuperar a China economicamente, para isso investiu de forma maciça na educação. A história da China no período de Mao Tse Tung, merece ser visto à parte, o que faremos mais adiante.