A escola de qualidade para todos: abrindo as camadas da cebola.
Alberto Candido Gomes.
Como entender a escola, como sistema educacional, sua estrutura sistêmica, comparada como se fosse uma caixa preta.
Portanto, metaforicamente, como se fosse semelhante as camadas da cebola.
Com efeito, uma instituição que processa insumos, oferecendo resultados a sociedade.
Tal modelo proposto, contemporaneamente, é incapaz de refletir a complexidade da realidade.
Crítica formulada por Alberto Candido Gomes, a compreensão da escola igual a uma empresa com estrutura piramidal, na qual as ordens são dadas de cima para baixo.
Na perspectiva de um escalão de valores, contrariamente, os fatos acontecem de tal modo a metáfora, não seria útil as necessidades do desenvolvimento cognitivo.
Entretanto, o sistema educacional está dividido em camadas, primeiro abre-se as diversas redes, órgãos gestores hierarquizados, diferentes escolas, turmas, professores com formação diversa.
Por fim, os grupos de alunos, com maior ou menor adesão aos objetivos da escola, sendo que as normas passam de uma camada para outra.
Esse modelo de escola empresa, não ajuda ao desenvolvimento de uma escola na formulação da aprendizagem objetivando a qualidade para todos.
O estudo se concentra em aspectos gerais, o que deve ser observado, além de um currículo realista, a importância das origens sociais dos alunos.
Por outro lado, deve ser considerado analiticamente a gestão educacional, avaliação e trajetórias curriculares.
A estrutura peculiar dos sistemas educacionais, na superação da visão assemelhada a uma cebola.
A hierarquização de sucessivas camadas nas definições do desenvolvimento do ensino aprendizagem.
Desse modo, na compreensão global, a partir da realidade concreta no entendimento de fatores intra-escolares verificando o âmbito das influências mútuas, o papel fundamental do currículo formulado.
É fundamental o desenvolvimento do currículo objetivando as formas diversas, oferecendo uma escola de qualidade para todos.
Portanto, os educadores com bom preparo de academicidade poderá fazer a diferença.
Edjar Dias de Vasconcelos.