Avaliação formativa, sala de aula, concurso para diretor SP 2017.
Pedro Farias Borges.
Quando que avaliação é considerada formativa, ao ser individualizada, com a finalidade de ajudar o aluno aprender a desenvolver suas habilidades.
Objetiva naturalmente, o controle da aprendizagem em sala de aula. Portanto, a regulação da aprendizagem.
Qual o verdadeiro objetivo da avaliação, constatar se o aluno adquiriu os conhecimentos necessários as suas competências fundamentais.
O que está em jogo a boa aprendizagem, para tal é necessário o bom desemprenho. Portanto, a avaliação só tem sentido se for usada para promover a aprendizagem.
Com efeito, justifica-se avaliação formativa, objetivando a promoção do desenvolvimento do conhecimento.
Desse modo, em tal perspectiva, toda avaliação individualizada em sala de aula, deverá ser necessariamente formativa.
Sendo objetivamente, também será diagnostica, prognóstica, objetiva corrigir as falhas no processo de aprendizagem no desenvolvimento cognitivo.
Dessa forma, avaliação formativa é uma avaliação diferenciada, pois tem como finalidade sanar as dificuldades percebidas no processo.
Compete ao professor perceber tais situações na realização de suas atividades, aplicação de recuperação permanente e até mesmo mudar o seu planejamento pedagógico.
Edjar Dias de Vasconcelos.