A escola tem que ter responsabilidade social, concurso para diretor SP 2017.
Pedro Faria Borges.
A escola necessariamente tem que ter responsabilidade social, uma exigência da consciência crítica e política.
Portanto, atualmente a maior obrigatoriedade da educação.
Uma educação que não tem tal perspectiva é uma anti-educação, desse modo deve ser orientado o projeto político pedagógico da escola.
Com efeito, não existe educação por si mesma, não tem sentido educar para educar, a educação é um meio e não um fim, a escola não trabalha para ela mesma.
Educar para mudar objetiva a transformação, o mundo, as relações são movimentos contínuos, fundamentados em morais, valores sociais e políticos.
Não existe o ser apolítico, existe homem alienado, contrário à política, reflete Aristóteles, toda ação humana é política.
O trabalho fundamental da educação é verificar quais são os valores da educação em uma sociedade em transformação objetivando a melhoria para por todos, o que se denomina de inclusão.
O aluno deve ser instruído criticamente pela escola, para poder saber posicionar correto e social, politicamente.
Portanto, a escola tem que ensinar pelo exemplo, a formação da consciência crítica é a maior responsabilidade da escola.
Desse modo, é fundamental a garantia da educação adequada dos alunos, a formação social, essa é especificamente a grande contribuição da escola, a formação para a cidadania.
Edjar Dias de Vasconcelos.