As 3 competências fundamentais para professores
Trabalho com formação de professores há mais de dez anos, não apenas com as disciplinas consideradas mais teóricas, mas também com aquelas mais pedagógicas, tais como didática e estágios supervisionados, por exemplo. Sempre proponho que os alunos reflitam acerca das competências necessárias para se tornarem excelentes professores. No meu livro 50 atitudes do professor de sucesso, listei características que percebi serem eficazes dos professores bem-sucedidos, levando em conta minha experiência como aluna ao longo da vida e como professora por mais de vinte anos.
Entretanto, por esses dias, decidi entrevistar por whatsapp alguns gestores escolares da minha cidade, tanto da esfera particular como pública, de escolas municipais e estaduais. Perguntei quais eram os principais desafios na contratação ou gestão de professores e o que buscam em um professor para integrar sua equipe.
Ainda estou em fase tabular respostas de alguns desses gestores, mas foi interessante perceber que os três primeiros diretores que me responderam mencionaram, na mesma ordem, três competências que eles julgam fundamentais para o bom professor.
Se você tivesse que listar as três competências principais do profissional do magistério, quais você elencaria? Veja o que esses gestores disseram:
1 – Conhecimento técnico
Esse conhecimento, segundo os diretores entrevistados, envolve saber o conteúdo e saber ensinar esse conteúdo. Envolve também ter didática para apresentar o conteúdo a ser ministrado. A professora Teresinha ressaltou que o principal desafio nesse aspecto é a falta de preparação do professor, no sentido de que muitos não possuem didática para ensinar, assim que saem de suas formações, e os que possuem muita experiência podem acabar caindo na armadilha de que já sabem tudo.
Alguns professores recém-formados não têm didática para apresentar conteúdo, nem maturidade para estar diante de uma sala. (Professora Maria Teresinha Faria Fialho)
2 – Domínio de turma
O diretor Oswaldo da Silva Filho disse que é necessário que o professor tenha controle de turma sem grito, sem aspereza, mas com a personalidade do professor, o qual deve demonstrar empatia por seus alunos. A diretora Luciana disse que a falta de gestão de turma atrapalha a gestão escolar como um todo. E a diretora Teresinha ressaltou a importância de professores terem maturidade para estar diante de uma sala de aula.
A falta de gestão de turma acaba atrapalhando na gestão escolar, como um todo. (Professora Luciana Ignez)
3 – Abertura para o novo
Essa competência foi mencionada de formas diferentes pelos professores gestores. Inclui a capacidade de utilizar as novas tecnologias para articular o que o aluno sabe com a informação encontrada e transformá-la em conhecimento. Além disso, inclui inovação em suas práticas para não repetirem as mesmas coisas sempre. E busca por capacitação constante, por meio de cursos presenciais e online. Por fim, como disse o professor Oswaldo, abertura ao novo se traduz também na concretização da proposta pedagógica da escola, estando em sintonia com ela e buscando estar a par do tempo dos alunos também. Para a professora Luciana, essa abertura também se traduz na proatividade do professor, que vai estar pronto para o novo, buscando se adaptar e aprender mais, ao invés de criar resistências.
A proposta pedagógica da escola se concretiza com o professor. Ele precisa estar em sintonia com essa proposta, bem como seus alunos e o tempo em que este vivem. (Professor Oswaldo da Silva Filho)
E aí? Como você está nessas competências? Escolha uma que terá maior impacto em sua carreira e comece a desenvolvê-la. Depois outra e mais outra e assim, sucessivamente, para que você seja ainda mais bem-sucedido como professor.
Você é diretor / gestor escolar? Que competências sugere como essenciais? Por quê?
* Publicado em: https://www.linkedin.com/pulse/3-compet%C3%AAncias-fundamentais-para-professores-solimar-silva