Progestão: Avaliação institucional da escola.
Maria Estrela Araújo Fernandes.
Avaliação educacional, é avaliação da aprendizagem dos alunos, avaliação de currículos.
Desse modo, concentra-se no processo pedagógico, ensino aprendizagem, a verificação dos fatores que interferem em suas formulações.
Com efeito, concentra se na escola como instituição, no projeto político pedagógico, processo sistemático objetivando, a melhoria da instituição, do ensino aprendizagem e da formação do aluno.
Duas correntes para efetivar a avaliação institucional.
A primeira corrente, a questão da meritocracia, a identificação do mérito, usada para estabelecer a classificação da escola, Exame Nacional de Ensino Médio
(ENEM).
Transformação e aperfeiçoamento da escola, como instrumento para desenvolver o ensino com qualidade, aprimorando a gestão pedagógica administrativa da escola e dos sistemas educacionais.
Avaliação é um processo complexo, contínuo e sistemático, com agentes diversos internos e externos, com uso de subsídios objetivando melhorar a instituição escola.
Necessário envolver todas as atividades da escola, objetivando a melhor formação dos alunos.
Com um corpo docente tecnicamente competente, politicamente legítimo, sendo que o processo de avaliação institucional deve fazer parte da cotidianidade da escola.
Avaliação busca o autoconhecimento, a formulação de subsídios para tomada de decisões, visando a melhoria da escola do sistema educacional no desenvolvimento do ensino aprendizagem.
Desse modo, é um processo sistemático de análise, que permita conhecer a realidade em sua globalidade, objetivando eliminar as deficiências.
Edjar Dias de Vasconcelos.