Como Lidar com Alunos de Direita
É conhecido que sites diversos e mesmo canais do youtube tem "ensinado" alunos que se identificam com posições de direita a não reconhecer a autoridade do professor que insista em tratar de desigualdades sociais, racismo, minorias sociais e outros assuntos que eles atribuam o rótulo de doutrinação.
O professor precisa ficar atento com isto, pois o que chamam de doutrinação é na verdade qualquer defesa ou abordagem que o professor faça sobre desigualdades sociais. Não aceitar que nazismo é derivado do comunismo e criticar a ditadura militar também é caracterizado pelos mesmos como doutrinação.
O professor deve ficar atento por que muitos tem sido instruídos a desorganizar a aula e minar a autoridade do professor. Isto não virá através de questionamentos ou exames dos fatos, quem dera..., virá através da interpretação apressada e sem direito a defesa. Se você tentar argumentar qualquer coisa que eles não concordem dirão que está doutrinando. Porém verá que não lhe trarão argumentos para defender suas posições.
É importante o professor estar seguro de sua aula e das concepções que o orientam. Isto lhe será um escudo contra estas posturas, pois saberá que a despeito da situação cumpriu sua parte como professor. E o mais importante trabalhe com fatos.
O professor trabalhar com fatos e dados concretos é melhor arma contra o dogmatismo que tem influenciado alguns jovens. Outra coisa importantíssima, deixe claro o que se chama de comunismo, doutrinação, desigualdades, de forma que o conceito não tenha seus significados alterados ao longo da discussão.
O mais importante, pense que o contrário da doutrinação, do dogmatismo é a demonstração empírica, o teste, a lógica e a análise dos fatos. O professor como graduado deve zelar por este papel: não há nada que o obrigue a negar sua experiência e conhecimentos científicos adquiridos ao longo de custosos 4 anos - é seu dever ensiná-los.
Este seu aluno cresceu com a crise do PT e em meio a uma onda de ódio de classes que ele encontrou em andamento. Ele aprendeu com os pais, aprendeu na TV e na internet este ódio. Infelizmente restou mais este trabalho para nós, infelizmente eles associam hoje a problematização de qualquer minoria social e das injustiças sociais ao discurso do PT e a um discurso partidário.
Não se esqueça, ele tem todo o direito de escolher qualquer partido ou ideologia para seguir, ele não tem direito é de impor ao professor uma pauta que nada tem haver com ciência e com fatos. Ele não tem o direito de colocar suas posições e a do professor no mesmo patamar das opiniões: há uma hierarquia justamente por que o professor representa os valores e práticas científicas.
Se você é professor e tem encontrado estas situações na escola, será um prazer discutir estas questões aqui com você.