Construtivismo uma relação da filogênese com a antogênese.
Biologicamente.
O ser humano é um produto genético.
Resultado das influências do meio com as experiências.
O que acontece durante toda vida, ações ilimitadas do ato da aprendizagem. Portanto, cada homem evolui de modo diferente, em relação suas experiências, escolhas efetivadas.
O significado da filogênese, refere a raça, a espécie sapiens, antogênese a questão do indivíduo, a evolução da pessoa.
As duas teorias estudam a evolução das pessoas, em perspectivas diferentes, etimologicamente.
Filogênese dedica ao estudo da evolução da espécie, ao passo que antogênese estuda cada indivíduo desde ao nascimento a velhice.
Darwin no desenvolvimento da evolução das espécies, na perspectiva da filogênese formulou a sua teoria a respeito da evolução das espécies.
Constatou diferenças entre os seres humanos, apesar de pertencerem a mesma espécie, apresentando características não iguais. Com efeito, sendo a seleção natural responsável pela evolução.
A teoria construtivista em Jean Piaget, formulada a partir da psicogenética, defende a tese, a capacidade do ser humano pensar está presente desde o nascimento da criança até sua velhice.
Processo adquirido ao longo da existência pelas experiências, relação da criança com o meio, passando por diversos estágios, conhecido como psicobiológica equivalente a ontogênese.
Durante a vida, a pessoa encara diversas realidades, situações complexas que exigem adaptação.
Exatamente, sobre essas questões, que nasceu a epigênese, teoria segundo a qual o desenvolvimento da pessoa, processa em uma relação recíproca entre genética e o ambiente.
Edjar Dias de Vasconcelos.