A pedagogia nova, concurso para diretor SP 2017.
A partir do século XX.
Com a crítica formulada a pedagogia tradicional.
Foram aos poucos surgindo uma nova teoria pedagógica.
Denominada de escolanovismo.
Portanto, um movimento de reforma pedagógica.
Objetivando um novo projeto político pedagógico.
Em consonância com a nova teoria.
O marginalizado, não era mais o ignorante.
Todavia, o rejeitado socialmente.
As exigências de uma sociedade desenvolvida industrialmente.
Com nova tecnologias.
Anos trinta.
Governo de Getúlio Vargas.
A nova mentalidade liberal.
As ideologias de uma sociedade de mercado.
Nesse contexto, nas a nova pedagogia.
Denominada de pedagogia nova.
A nova epistemologização.
O fundamental não era aprender.
Como propunha a pedagogia tradicional.
Todavia aprender a aprender.
Qual a crítica a pedagogia nova.
A escola não conseguia alterar do ponto de vista de sua organização.
Os sistemas escolares.
Por diversas razões.
Elevação de custo, despreparo dos professores.
Etc.
Portanto, paradoxalmente.
A escola nova.
Não resolveu a questão da marginalização.
Pelo contrário, agravou.
Transformando em escola de elite.
A serviço da burguesia.
Servindo a pequenos grupos.
A serviço do liberalismo econômico.
Posteriormente, nasceu a pedagogia.
De conteúdos críticos e dialéticos.
Uma pedagogia de transformação política.
Objetivando a inclusão cultural e econômica.
Edjar Dias de Vasconcelos.