Saviani: Pedagogia Tradicional, concurso para diretor SP 2017.
Na formatação dos sistemas nacionais de ensino.
Na transição da Monarquia para República.
Com a República e com consolidação da democracia burguesa, a educação passou a ser o caminho para transformarem os súditos em cidadãos, em indivíduos livres, esclarecidos ilustrados.
Nesse contexto, a escola nasce como um remédio a ignorância, com a finalidade de superar a marginalidade, identificada como a ausência do saber e, não a marginalização como produto da pobreza.
Qual o papel da escola, difundir instrução, levar os conhecimentos acumulados pela humanidade, sistematizados e logicamente.
Tal conceito epistemológico, possibilitou o nascimento da pedagogia tradicional, o conhecimento centrado no professor bem preparado, que ensina aos alunos, os saberes adquiridos.
Esse modelo de escola, funcionado através da pedagogia tradicional, foi o mais absoluto fracasso, era muito exigente e poucos alunos foram bem sucedidos, começaram as críticas veementes, ficando o sistema sob suspeita.
Portanto, com a industrialização do Brasil via processo de substituição das importações, na era Vargas, com o desenvolvimento dos grandes centros urbanos, surge a pedagogia nova, que será examinada em outro artigo.
Edjar Dias de Vasconcelos.