Projeto político pedagógico da escola e currículo, concurso para diretor SP 2017.
Ilma Veiga.
Toda escola precisa ter um projeto politico pedagógico, não existe desenvolvimento cognitivo dos alunos, sem projeto pedagógico, uma escola sem projeto político pedagógico é uma escola sem gestão.
Estabelecido o projeto político pedagógico, uma exigência de Estado, das Secretarias de Educação, define desse modo, o currículo.
Para Ilma Veiga, o projeto político pedagógico, deve ser uma reflexão do cotidiano, requer sempre continuidade, descentralização e democratização.
O trabalho deve ser sistêmico, organizado, com lutas na construção da consciência crítica.
O estabelecimento do currículo é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto político pedagógico.
Como se define um currículo, a construção social do conhecimento, a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos, a metodologia de como serão assimilados.
É importante compreender, que não existe neutralidade ideológica no currículo. A ideologia da neutralidade é produto do analfabetismo cultural, professor analfabeto funcionalmente.
O saber construído requer as ideologias propostas, tais quais como: neoliberalismo, social liberalismo ou liberalismo de esquerda, socialismo etc.
Desse modo, o currículo tem que fazer sua escolha ideológica, a melhor escolha, a que politicamente for mais inclusiva.
O currículo não é neutro por ser sustentado por ideologias, o que é uma ideologia, a manifestação cultural de um povo.
Academicamente, o fundamento epistemológico, como análise dos fenômenos sociais e políticos.
Como o currículo não pode ser separado do contexto social, cultural e político, desse modo não poderá ser neutro.
Portanto, a organização curricular dentro do projeto político pedagógico da escola deve ser organizada na perspectiva de fundamentar em ideologias emancipatórias.
Motivo pelo qual a negação da ideologia neoliberal, por não ter o caráter da inclusão e da emancipação do aluno.
Todo currículo exige avaliação, as ações dos educadores e educandos, em tal perspectiva a avaliação é composta de três momentos.
Descrição e problematização da realidade.
Compreensão crítica da realidade descrita e problematizada.
Por ultimo, qual a proposição como alternativa.
Avaliação não pode ser instrumento de exclusão, razão pela qual deve diagnóstica, ajudar o aluno desenvolver consciência crítica, na apropriação dos conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos, construídos historicamente.
Edjar Dias de Vasconcelos.