Como se constrói um projeto político pedagógico, concurso para diretor SP 2017.

Em consonância com autores do concurso.

Todo projeto pedagógico é político.

Diríamos no sentido aristotélico.

Como também em outras epistemologizações.

Toda ação humana é política.

Com efeito, a construção política do projeto.

Desse modo, o planejamento do projeto pedagógico.

Tem que estar intimamente ligado aos compromissos.

Sócio-políticos.

Como pensa Ilma Veiga.

Associado a uma cognição de conteúdos críticos dialéticos, Saviani.

O aluno como sujeito da aprendizagem Paulo Freire.

Tem que ser necessariamente inclusivo, com efeito, não pode ser neoliberal, Libânio.

Os professores precisam dominar as competências adquiridas, Antônio Zabala.

A cognição desenvolvida precisa ter como perspectiva a construção, Vygotsky.

Avaliação diagnostica Luckesi.

Entre outros autores em referência.

O projeto político pedagógico de uma escola.

Tem que fundamentar em interesses reais e coletivos da população, Paulo Freire.

Particularmente os excluídos, contrariamente.

O projeto não poderá ser inclusivo, Saviani.

Desse modo, pensam também outros autores.

A formação cognitiva precisa ser crítica, dialética.

Desenvolvendo sínteses analíticas articuladas.

Isso significa que o diretor gestor.

Não pode escolher seu grupo gestor despreparado culturalmente, Libânio.

Com uma coordenação pedagógica despreparada não existe projeto político pedagógico eficiente, Antônio Zabala.

Refletido tudo isso.

Como imagina Ilma Veiga.

O projeto político pedagógico.

Deve ser fundamentado em reflexões permanentes.

Discussões diversas, complexas.

A questão cognitiva epistemológica.

O conjunto deve buscar caminhos viáveis.

Para efetivação do projeto.

Para Saviani, necessário conhecer todas as correntes pedagógicas.

Com a perspectiva de recusarem as que forem legitimadoras da exclusão social.

A defesa da pedagogia cognitiva de conteúdos críticos dialéticos.

Trabalhar pedagogicamente.

Compreendendo a teoria da complexidade.

Edgar Morin.

Na perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

Dentro dos devidos tempos históricos.

Funções próprias das diversas ciências.

Para a efetivação do projeto político pedagógico.

A escola precisa ter certa autonomia, Ilma Veiga.

O grupo gestor, com os professores.

Precisam aprender identificarem os vícios e virtudes, Antônio Zabala.

Ter formação complexa, dominar as diversidades teóricas, Saviani.

Necessário à unidade na gestão democrática, Libânio.

O que deve ser sempre um empenho do diretor gestor.

Indispensável escolher corretamente a coordenação pedagógica, Antônio Zabala.

Não utilizar critério de amizade, todavia, da competência técnica, Libânio.

Um dos pontos cruciais.

Refletido por Ilma Veiga.

A Escola não pode ser mais dirigida de cima para baixo.

Na ótica de um poder centralizador.

Técnico burocrático.

Com efeito, a luta para a descentralização.

Buscando autonomia e qualidade.

Para Veiga, o projeto político pedagógico.

Precisa ser norteado.

Em princípios fundamentais: Igualdade, Qualidade, Gestão democrática, Liberdade e Valorização.

A estrutura do poder na escola deve ser socializada.

Uma escola acolhedora.

Valorizar a participação coletiva.

Atenuando o individualismo.

Desenvolvendo solidariedade.

Eliminando opressão.

Construindo autonomia sendo a escola executora.

Necessário à formação continuada para os professores, Libânio.

Aprendendo a construir competências, Zabala.

Superando pedagogias conservadoras, legitimadoras da exclusão, Saviani.

Buscando um modelo político alternativo.

Levando a formação de alunos transformadores, Paulo Freire.

Utilização da avalição diagnóstica, objetivando a recuperação permanente, Luckesi.

Desse modo, a escola deve ser organizada de dentro para fora.

O corpo coletivo deve objetivar a construção do projeto pedagógico.

Rompendo com o que for ineficiente, avançando pra novas práticas, Ilma Veiga.

Necessário como pensa Paulo Freire.

Entender o projeto pedagógico como análise contínua.

Articulada, reflexão e prática.

Na perspectiva do entendimento da globalidade.

A teoria da complexidade, Edgar Morin.

Objetivando, a consolidação do projeto político pedagógico.

A formação do aluno crítico continuamente.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 05/08/2017
Reeditado em 05/08/2017
Código do texto: T6074879
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